Lançamento de novo livro de Cláudia Gaspar Albino é esta sexta-feira.

2017-03-31 09:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cláudia Albino (Professora da Universidade de Aveiro) promove o lançamento do livro “à procura de práticas sábias - Design e artesanato na significação dos territórios” que decorre esta sexta-feira no Museu de Arte Nova em Aveiro.

A autora faz o levantamento e a análise das principais abordagens à parceria entre Artesanato (que no livro é designado por Técnicas Artesanais) e Design, feitas nos últimos 25 anos em Portugal, num total de 34 projetos e nas quais é possível ver a intervenção direta ou indireta do CEARTE.

“É uma produção com elevado grau de qualidade e abrangência, com uma profunda base de investigação científica, rara num setor onde a produção de conteúdos é escassa e muitas vezes superficial e aponta caminhos para uma das áreas mais atuais e decisivas para o futuro do artesanato em Portugal – a ligação entre o artesanato e o design” realça o Cearte.

A sessão de apresentação, às 17h30, será organizada pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e o Centro de Formação Profissional do Artesanato, CEARTE, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro. A apresentação do livro estará a cargo de Lucy Nienmayer, uma das eminentes investigadoras e professoras de design do Brasil e antiga Presidente da Sociedade Brasileira de Design.

Este livro procura compreender de que forma o design se pode constituir como conhecimento útil para a criação e promoção de novas práticas, que sejam capazes de conferir visibilidade aos valores distintivos do território, recorrendo ao artesanato, enquanto fator de identidade.

A aveirense Cláudia Albino é licenciada em Arquitectura, pela Universidade do Porto em 1989, é mestre em Design e Marketing, em 2001, pela Universidade do Minho e doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema: “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design”, onde é professora auxiliar do Curso de Design e do Mestrado em Criação Artística Contemporânea.