Jornadas do Património são dedicadas às muralhas de Aveiro.

2018-11-20 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV) organizam a 12.ª edição das Jornadas de História Local e Património Documental.

O encontro de dois dias, 23 e 24 de Novembro, decorre sob o tema “As Muralhas de Aveiro”. Jornadas de trabalho no edifício da Antiga Capitania. O encontro irá contar com cerca de uma centena participantes.

O tema desta edição evocará o estudo da muralha de Aveiro, celebrando em paralelo os 600 anos da data da inscrição sobre as portas da muralha, com um programa que propõe projetar uma análise abrangente na procura da memória das muralhas de Aveiro.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30 de sexta-feira, contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do Presidente da Direção da ADERAV.

Seguem-se intervenções sobre a história do castelo e das muralhas medievais portuguesas, a figura do Infante D. Pedro, panorama do Aveiro medieval, os portos, a comunidade judaica, foros, Vilas como espaço urbano, estaleiros medievais, a matéria prima para a construção das muralhas, intervenções no núcleo antigo e no interior da muralha e a terminar há visita ao traçado da muralha.