Jafumega volta à estrada para tour nacional.

2023-03-30 07:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Jafumega regressam ao palco para celebrar 45 anos de carreira em digressão.

A banda formada em 1978 acabou por ter uma curta mas marcante passagem pelo panorama rock português e 45 anos depois regressa à estrada com êxitos que ficaram no ouvido.

Em pleno boom do rock português, “A ponte é uma passagem… prá outra margem” foi um dos versos mais ouvidos e repetidos no início da década.

O êxito Ribeira, inspirado pela zona ribeirinha do Porto, é editado em 1981 e torna-se um grande sucesso de rádio, permitindo à banda um contracto com a editora multinacional Polygram.

No álbum homónimo gravado em 1982 pela Polygram constam novos temas que tiveram grande impacto até aos dias de hoje, como Latin’America, Kasbah e Nó Cego.

Depois da interrupção em 1985 ficaram as memórias dos principais rostos da banda que, agora, se junta.

Da formação inicial mantêm-se Luís Portugal (voz), José Nogueira (saxofones e teclado) e Mário Barreiros (guitarras), depois da saída, por razões pessoais, de Álvaro Marques e Pedro Barreiros e do falecimento de Eugénio Barreiros, o compositor dos temas mais emblemáticos do grupo.

Actualmente, ao vivo, juntam-se a este trio outros três músicos convidados: Miguel Ferreira (teclados e voz), Nuno Coelho (baixo) e Ricardo Coelho (bateria).

A produtora aveirense “Sons em Trânsito” assegura uma tour nacional para recordar êxitos de sempre.