Instituto Confúcio celebra Dia Internacional com exposição sobre a China.

2015-09-25 11:37

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Confúcio assinala o seu dia e propõe uma exposição como forma de celebrar a data. “O espelho invertido: imagens Asiáticas dos Europeus 1500 – 1800” é uma exposição que será inaugurada, esta sexta, no Museu de Aveiro (UA), integrada no programa que assinala o Dia Internacional do Instituto Confúcio. Para além deste evento, o programa de dois dias (sexta e sábado), promovido pelo Instituto Confúcio da UA (IC-UA), inclui um conjunto de atividades que trazem um pouco do gigante asiático a Aveiro.

A exposição “O espelho invertido: imagens Asiáticas dos Europeus 1500 – 1800” será inaugurada às 18h00, no Museu de Aveiro. Às 18h30, também no Museu de Aveiro, decorre o concerto multimédia “Serenidade, Guerra e Paz” com a participação do coro juvenil “Novas Vozes”, da Associação Musical Santa Cecília.

No dia 26, a partir das 10h30, no Forum Aveiro, haverá demonstração de artes marciais chinesas, com Thunder Tigers Demo Team e ainda o workshop de caligrafia “O meu nome é…”

Inaugurado a 23 de abril de 2015, em cooperação com o Hanban (Gabinete do Conselho Internacional do Ensino de Chinês) e com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (ULED), o IC-UA tem como principais missões apoiar e promover o ensino da língua e da cultura chinesas em Portugal, reforçar a cooperação no domínio educativo entre a China e Portugal e contribuir para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre a China e Portugal.

Com professores chineses certificados e selecionados pelo Hanban (mediante parecer da universidade parceira), o IC-UA assegura a qualidade de ensino dos seis níveis oficiais de língua e cultura chinesas e oferece cursos de preparação para os exames HSK (teste proficiência em língua chinesa), em horários flexíveis.

Entretanto, no âmbito das atividades do IC-UA, abriram inscrições para cursos de chinês, vários níveis e destinados a diferentes públicos. As aulas decorrerão à segunda e quarta ou à terça e quinta, das 18h30 às 20h30.

Abriram ainda inscrições para o curso de caligrafia e para seminários sobre cultura chinesa (gastronomia, carimbos e artes decorativas) e medicina chinesa. Há ainda inscrições abertas para artes marciais chinesas (Gung Fu, Kempo Chinês - Lohan Tao e Taiji - Lohan Chi).