Ilustração à Vista inicia esta quinta programação que liga ilustração e artes performativas.

2022-05-04 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Concertos especiais de Sensible Soccers e Tiago Nacarato, performance, teatro, exposições e oficinas no Ilustração à Vista em Ílhavo.

É já a partir de amanhã, quinta-feira, com programação até domingo.

Destaque para a inauguração da exposição “João Carlos”, que mostra como João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo, 1899 - Lisboa, 1960), médico, professor, escritor e pintor, contou e pintou a comunidade piscatória ilhavense e grafou a sua pitoresca linguagem.

Festival que cria experiências marcadas pela fusão da ilustração com as artes performativas.

Destacando-se pela sua lógica interdisciplinar, o festival integra na sua programação música, dança, arte urbana, exposições, teatro de rua ou oficinas.

A quarta edição do Ilustração à Vista apresenta uma programação marcada pela temática da água, com seis concertos especiais, dois deles inéditos, cinco performances (desde teatro a um percurso encenado), três exposições, duas oficinas e uma feira do livro ilustrado.

Na música, nota para a estreia do concerto de Tiago Nacarato ilustrado ao vivo por Valerio Giovannini, no sábado (7 maio), às 23h, no jardim Henriqueta Maia.

Outra das apostas vai para o cine-concerto dos Sensible Soccers (8 de maio) que criaram uma banda sonora para o filme “Douro, Faina Fluvial” (1931), de Manoel de Oliveira, a estreia do projeto “Miura” (6 de maio) de João Fino, o concerto “Sons de Resistência” (7 de maio) de Luís Bittencourt, o espetáculo “Textures & Lines” (7 de maio) de Drumming GP, Joana Gama, Luís Fernandes e Pedro Maia e “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama.

Nas performances, destaque para “PALAPHITA” (8 de maio) da Pia Projetos de Intervenção Artística, o espetáculo “Quem matou o meu pai” (8 de maio), por Teatro Nova Europa, a instalação performativa “Entre”, na sexta, 6 de maio (na foto), de João Pedro Fonseca e o percurso performativo “Guarda Rios” (6 a 8 de maio), do coletivo West Coast.

Estes espetáculos são também “intervenções no espaço público”, que cumprem um dos objetivos do Ilustração à Vista, “desenhar o território, promovendo experiências diferenciadas em lugares comuns e incomuns e encorajando a comunidade a pensar o seu papel no território e o território no seu dia a dia”.

No terceiro dia do festival, a noite termina com a performance do ilustrador catação Toni Ortiz, acompanhada pelo dj set dos Paranhos Collection.

O festival conta ainda com três exposições, uma sobre a obra de João Carlos Celestino Gomes, a “Atividário Dança”, da Pato Lógico e “Os sonhadores de Paisagens”, de Joaquim Marques.Nota ainda para as oficinas, com a “Terceiras Impressões - AGIL imprime Pilar Mackenna”, da AGIL, Associação Gráfica Ilhavense e uma oficina de pintura cerâmica da Vista Alegre.

No Ilustração à Vista, inaugura-se ainda, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, uma feira do livro ilustrado.

O festival é organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria com a Biblioteca Municipal de Ílhavo, o Museu da Vista Alegre e o Museu Marítimo de Ílhavo e acontece nos vários espaços culturais, jardins, praças e outros lugares do Município.