Ílhavo: Toponímia deixa arquivo "completamente do avesso”.

2020-11-24 19:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Câmara de Ílhavo e Centro de Documentação de Ílhavo fazem balanço positivo ao seminário “Ponte(s) de Acesso” que juntou 118 participantes ao longo do dia, nas diferentes sessões repartidas entre o presencial e o webinar, e foi inteiramente dedicado ao projeto patrimonial “Se esta Rua fosse minha…”.

A sessão de abertura do Ponte(s) de Acesso contemplou a assinatura do protocolo entre o Município de Ílhavo e a Universidade de Aveiro (CIDTFF, ID+ e INET-md), formalizado entre o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo e o Vice-reitor da UA, João Veloso.

Este acordo espelha o trabalho conjunto no âmbito do projeto “Se esta rua fosse minha”, permitindo o desenvolvimento e a implementação de ferramentas educativas e culturais que tenham por base a toponímia ilhavense, e possibilitam, ainda, otimizar e difundir as competências e o potencial das entidades intervenientes.

O período da manhã do programa do seminário ficou ainda marcado pela apresentação geral do projeto por parte do CDI; pela intervenção de António Vítor Carvalho (DEP/UA), relacionada com Toponímia História e Identidade; e pela apresentação de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura da Universidade de Aveiro, por Cláudia Albino e Gil Moreira.

A tarde contou com quatro momentos diferenciados.

Primeiro, a apresentação dos produtos desenvolvidos pelos professores do CIDTFF/UA, Ana Raquel Simões, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Vânia Carlos, Manuel Santos, como, por exemplo, jogos didáticos, roteiros e ferramentas tecnológicas para ensinar a Toponímia e História nas escolas do Município.

Seguiu-se, depois, uma reflexão sobre a Toponímia do Município de Ílhavo na perspetiva da História, orientada por Manuel Ferreira Rodrigues (DEP/UA).

Um dos pontos altos da iniciativa promoveu o lançamento de mais um número da revista “Nossa Gente”, nesta edição dedicado a Henriqueta Maia, uma mulher representada na Toponímia, que foi apresentada pelos investigadores Sara Santos e Pedro Silva.

A revista está disponível ao público, no CDI, no Museu Marítimo de Ílhavo, no Posto de Turismo da Câmara Municipal e na loja online do Município, pelo valor de 4,00 euros.

O Seminário encerrou com a divulgação dos contributos que os três Agrupamentos de Escolas do Município e a Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial de N. Sra. da Nazaré prestaram a este projeto comunitário, e, ainda, com a apresentação pública do vídeo promocional do projeto, no qual são visíveis a música, o logótipo, histórias da comunidade, concebidos com o apoio dos diferentes parceiros.

“Se esta Rua fosse minha…” pretende juntar a História (recolhida pelo CDI) à Memória - mitos, lendas, costumes, tradições das ruas, becos, praças, pontes, etc - fornecida pela comunidade, trabalhando e transformando estes conteúdos em ferramentas Históricas, Técnicas, Culturais, Educativas e Turísticas para o Município de Ílhavo, “num projeto feito por todos e para todos”, virando o “arquivo completamente do avesso”.