Ílhavo: Rosa Fernandes lança livro autobiográfico.

2022-10-21 20:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Rosa Natália de Oliveira Faria Fernandes, natural de Ílhavo, São Salvador, apresenta a obra “Celebrar a Vida - fragmentos de uma quase autobiografia”, editado pela Editora Colibri.

Esta apresentação vai acontecer, este sábado, no dia 22 de outubro de 2022, pelas 17h00, na Biblioteca da Câmara de Ílhavo.

“Celebrar a Vida” é uma obra que procura fazer uma abordagem às vivências da autora, nas suas múltiplas variedades, influenciadas por dois eixos principais: geográfico (espaço) e fluir do tempo.

O eixo geográfico foi sustentado por uma dinâmica regular e linear, uma vez que os espaços, regiões, percorridos foram sempre povoados por gaivotas e pescadores agricultores ou agricultores pescadores, sempre num convívio amigo e fraternal, isto é, em espaços ribeirinhos.

O eixo temporalidade explica o olhar de uma criança, da menina adolescente e da jovem na família, no curso e nas amizades.

Rosa Fernandes nasceu em Ílhavo.

Frequentou o curso de formação feminina na escola Industrial e Comercial de Aveiro e seguidamente, ingressou e concluiu o curso, na Escola do Magistério Primário desta cidade.

Entre 1965 e 1998 foi docente em várias escolas dos distritos de Aveiro e Setúbal: nomeadamente nos concelhos de Ílhavo, Vagos e Seixal.

Após a aposentação frequentou e concluiu o curso de artes plásticas (pintura), na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, tendo depois participado em inúmeras exposições de pintura, individuais e coletivas.

Lecionou aulas de pintura, na Universidade Sénior do Seixal, UNISSEIXAL, e língua portuguesa e de português “língua não materna“ para estrangeiros na Universidade Intergeracional de Almada, sediada na Charneca de Caparica.

Continua a usar o seu tempo na esfera cultural, privilegiando as dimensões escrita e leitura.

A autora diz que a escrita é mesmo uma "terapia" nesta fase da sua vida (com áudio)