Ílhavo: Receitas de bacalhau originais da pesca longínqua já em livro.

2020-11-16 10:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel".

É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado este fim de semana no Museu Marítimo de Ílhavo.

Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

A edição “Chora e Feijão Assado” conta com uma investigação inédita de Pedro Miguel Silva (CIEMar-Ílhavo), que apresenta uma retrospetiva histórica da gastronomia dos navios de pesca do bacalhau, traçando a vida alimentar a bordo.

Como curadora do próprio festival, a Chef Patrícia Borges trabalhou as receitas a partir de fontes escritas e sobretudo orais, com as memórias e registos pessoais de três antigos cozinheiros: Manuel Sousa, José Pascoal e José Ribeiro.

A chef diz que se trata de um retrato fiel e que relaciona as receitas com os meios disponíveis a bordo (com áudio)

São dezoito receitas de gastronomia de bordo que podem ser confecionadas em qualquer cozinha, oferecendo sempre notas de sugestão e de recriação, mas respeitando sempre a essência memorial do património gastronómico da comunidade do mar.

Entrevistada pela Terra Nova, a Chef admite que o projeto Gastronomia de Bordo é um êxito (com áudio)

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, define este livro como peça de cultura associada à tradição ilhavense da pesca longínqua (com áudio)

“Chora e Feijão Assado” é a edição de estreia da coleção “A Nossa Mesa”, trilogia gastronómica das gentes de terra, do mar e da laguna do Município de Ílhavo.

Ao longo dos largos meses de viagem, eram servidos pratos como feijão assado com peixe frito, feijoada de chispe, caldeirada de espinhas de bacalhau, bacalhau frito, bacalhau da pana ou o “queque dos domingos”, entre outros, comida retemperante para climas hostis e mares inóspitos.

“Chora e Feijão Assado” tem o preço de venda ao público de 18,00 euros e encontra-se disponível no Museu Marítimo de Ílhavo, nos Postos de Turismo de Ílhavo e da Costa Nova e na Loja Online do Município de Ílhavo (https://loja.cm-ilhavo.pt/).