Ílhavo: "Professores e artistas apaixonados têm uma capacidade de contágio brutal" - Maria de Assis.

2022-02-03 10:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Territórios Públicos desafia profissionais a pensar e debater cultura e educação.

Ílhavo está no centro desta reflexão, de dois dias, na quarta edição do “Territórios Públicos”.

O encontro nacional de Serviços Educativos e Mediação mobiliza, anualmente, agentes culturais para reflexão e oficinas nos vários espaços culturais do Município de Ílhavo.

Organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, convoca profissionais da área da cultura e da educação, como mediadores, professores, estudantes, artistas e técnicos de espaços culturais, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros que exercem funções nestas áreas, para partilhar, debater e refletir sobre aquilo que são as suas experiências e os exemplos de boas práticas em destaque no Territórios Públicos.

Luís Ferreira, diretor do 23 Milhas, explica que se trata de um fórum aberto à reflexão onde todos podem partilhar a sua visão (com áudio)

A manhã desta quinta-feira arrancou com “Arte, cultura e paisagens humanizadas”, no Laboratório das Artes.

Conversa entre o professor e geógrafo Álvaro Domingues, a investigadora em artes performativas Ana Pais e a historiadora e curadora Maria de Assis.

A historiadora afirma-se influenciada pela mãe e pela irmã que construiram carreiras artísticas.

E deixou como mensagem positiva a importância de colocar paixão tudo quanto é área de intervenção formativa (com áudio)

Durante a tarde de quinta-feira, ainda na Vista Alegre, destaque para a apresentação de dois projetos que são exemplo de “Boas práticas”, com a presença da Associação Cultural Terra Amarela - Plataforma de Criação Artística Inclusiva e o Laboratório de Envelhecimento, recentemente inaugurado, dos Maiores Idade, projeto da Câmara Municipal de Ílhavo.

No segundo dia, há quatro oficinas, três já esgotadas, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, Biblioteca Municipal, Centro de Documentação e no Museu Marítimo, todos espaços culturais do Município de Ílhavo.