Ílhavo: Outubro apresenta espetáculos adiados devido à pandemia.

2021-09-14 15:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, apresenta a programação para o mês de Outubro.

O mês arranca com o concerto dos Siricaia (1 de outubro), dupla composta por Susie Filipe e Victor Hugo, que apresentam “Família Fandango”, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. 

Segue-se uma semana (4 a 10 de outubro) de trabalho em comunidade com a construção, implementação e a instalação do espetáculo “Castelo de Luz”, um farol de 27 metros, composto de cartão, construído a partir de materiais reciclados e das mãos de quem se escreve para o tornar real.

Este processo culmina com a demolição do farol ao som de uma banda sonora composta em exclusivo pela Banda Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova.

Este é um projeto que já reproduziu vários edifícios emblemáticos europeus, tudo criação do francês Olivier Grossetête.

Na mesma semana, de 7 a 8 de outubro, o Territórios Públicos, encontro de mediação e serviços educativos, regressa ao Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, bem como ao Museu Marítimo de Ílhavo, ao Centro de Documentação de ílhavo e à Biblioteca Municipal de Ílhavo, para vários debates e oficinas em torno de boas práticas nestas áreas.

Segue-se o espetáculo, adiado desde janeiro, “Aurora Negra”, de Cleo Tavares, Carla Gomes e Nádia Yracema (15 outubro), a apresentação do novo trabalho dos The Lemon Lovers (16 de outubro), o Festival Safra (22 outubro), um ciclo de programação artística para a promoção da música produzida a partir da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro, em que a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe os concertos de Coelho Radioactivo e de Victor Hugo e, finalmente, o concerto de B Fachada (23 outubro), que apresenta o seu último disco “Rapazes e raposas”, a solo, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Nota ainda para o regresso das “Antiprincesas” de Cláudia Gaiolas, um espetáculo de teatro que conta a história e consagra algumas das grandes mulheres dos nossos tempos, sendo que esta sessão será dedicada a Frida Kahlo (24 de outubro).

O espaço Planteia, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, acolhe, durante este período, duas oficinas: uma de ilustração, com Sara Bandarra (3 de outubro) e “Do mato para o prato”, uma oficina de ervas silvestres e flores comestíveis com Fernanda Botelho (23 outubro).