Ílhavo: "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, em destaque no encontro da comunidade de leitores.

2020-01-23 08:24

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo acolhe, esta noite, a primeira sessão deste ano da Comunidade de Leitores, dedicada ao livro "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, moderada por Tibério Paradela.

Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana de Santiago, um velho pescador cubano, perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda.

“O Velho e o Mar” recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.

A Comunidade de Leitores da BMI é um encontro mensal de pessoas que se reúnem para conversar sobre livros, a partir da experiência da leitura íntima e individual, feita por cada um dos participantes.

Tibério Paradela, Capitão da Marinha Mercante reformado, nasceu em Ílhavo e concluiu o curso de Pilotagem da Escola Náutica em 1960.

Embarcou como praticante de Piloto no arrastão “Santa Mafalda” em 1961. No ano seguinte, foi Imediato no navio bacalhoeiro à linha “Novos Mares”,1962 a 1964, entre os seus 21 e 24 anos.

Depois enveredou por rotas comerciais no Índico, Moçambique e África do Sul, no Atlântico, países da África Ocidental e do Norte da Europa, Açores, Madeira e Canárias, e também no Mediterrâneo.

Desempenhou outras atividades, todas elas ligadas a navios e ao mar, nomeadamente Piloto da Barra no Porto da Beira, Moçambique.

Sessão às 21h na Biblioteca Municipal de Ílhavo.

A Biblioteca anuncia para amanhã, sexta, um encontro com Moita Flores.

O escritor, antigo agente da PJ e antigo autarca, vai conversar com os seus leitores.

Francisco Moita Flores é reconhecido do público pela sua obra literária e pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Tem uma vasta obra publicada e produzida. Os 12 anos como inspetor da Polícia Judiciária proporcionaram a Moita Flores muitas experiências e inspiração que viria a usar para escrever obras de ficção, sendo algumas delas adaptadas para televisão: “A Ferreirinha”, o “Processo dos Távora”, “Alves dos Reis”, “João Semana” e “Quando os Lobos Uivam”.