Ílhavo: Museu Marítimo recebe pintura da autoria de João Vaz como presente do 83.º aniversário.

2020-08-13 17:04

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo recebe pintura da autoria de João Vaz como presente do 83.º aniversário.

A celebração dos 83 anos de vida fica marcada pela estreia desta peça, intitulada “Forte da Barra de Aveiro”, oferecida pela Associação de Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo.

Passa a ser uma das mais valiosas peças da coleção do museu, esta pintura a óleo sobre tela, de 1913 (datação por aproximação estilística), retrata uma cena do litoral ilhavense e remete para a representação da Ria de Aveiro, um dos temas abordados pelo pintor aquando do périplo que fez no país.

Nos próximos tempos, a obra pode ser apreciada no átrio do museu, na passagem para o auditório.

Anteriormente, fez parte da grande exposição “João Vaz (1859-1931). Um pintor do Naturalismo”, inaugurada em 2005 na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa.

João Vaz (1859-1931) foi um dos mais importantes percursores do naturalismo português e membro ilustre do “Grupo do Leão”, do qual foi um dos fundadores (constituído, entre outros pintores, por Silva Porto, Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa).

Marinhista convicto firmou o seu percurso na interpretação das paisagens marítimas e dele ficaram algumas das interpretações mais primorosas dos extensos areais e do mar português.

O 83.º aniversário do museu celebrou-se no fim de semana passado, 8 e 9 de agosto, com um programa comemorativo menos extenso que o habitual, devido à pandemia.

Este momento fica ainda marcado pelo lançamento da celebração do centenário do nascimento de Cândido Teles.

Haverá exposições, oficinas, visitas ao território e locais de inspiração, interpretações contemporâneas, projetos com escolas e parcerias com diversas entidades.

2021 será também o ano da reabertura do Navio-Museu Santo André, que se encontra em estaleiro para trabalhos de reabilitação.

Após a reabertura a 1 de julho, com todas as medidas de segurança da Direção-Geral de Saúde e com o selo “Clean &Safe – Património Cultural”, atribuído pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e Turismo de Portugal, o Museu Marítimo de Ílhavo alcançou, em julho, uma ocupação diária de 75% e, nos primeiros dias de agosto, de 90%.