Ílhavo: Museu Marítimo recebe exposição de artista mexicano.

2023-03-21 10:00

Categoria: 

Concelho: 

A exposição "Ordem e Progresso - Senhora do Cabo", de Héctor Zamora (artista mexicano de renome internacional), será inaugurada este sábado, dia 25 de março, pelas 17h00, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Esta mostra surge depois do artista ter doado ao Museu a peça "Senhora do Cabo", como símbolo de "reconhecimento do trabalho" desenvolvido no âmbito da valorização da cultura marítima, no geral, e do património marítimo-fluvial português, em particular.

"Senhora do Cabo" foi uma das sete embarcações destruídas no contexto da performance-instalação "Ordem e Progresso" que o artista realizou no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) - Lisboa, em 2017.

Para a apresentação no MAAT foram escolhidas sete embarcação de localidades diferentes, tais como Sesimbra, Ericeira, Nazré, Aveiro e Figueira da Foz.

Todas as embarcações eram exemplares da pesca tradicional portuguesa, construídas entre o final da década de 60 e o início dos anos 2000.

Os barcos foram recolhidos devido ao seu estado de degradação.

Das sete embarcações, apenas a "Senhora do Cabo" foi mantida, como objeto artístico.

A exposição tem como objetivo a reflexão sobre o fim da pesca artesanal e de subsistência, contrabalançando com os avanços da industrialização do setor piscatório.