Ílhavo: Museu Marítimo premiado em Portugal.

2023-05-29 09:32

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo foi premiado na categoria “Museografia” e obteve a Menção Especial na “Distinção Especial para Museus com Espécies Vivas-Aquário”, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia que decorreu no Museu do Ar, em Sintra, na última sexta-feira, dia 26.

A categoria “Museografia” distinguiu o projeto de requalificação e de renovação da museografia do Navio-Museu Santo André apresentado no ano passado.

Este projeto museográfico, para além de transportar o visitante para as emoções e realidades vividas pelas tripulações, dá também a possibilidade de vivenciar uma viagem a bordo.

Os visitantes ganham, assim, a possibilidade de experienciar em primeira mão as duras campanhas do bacalhau nos mares do Atlântico Norte.

Para Ílhavo e Portugal, este é um navio histórico, que oferece agora experiências a bordo, através de novos recursos expositivos e de multimédia.

A “Distinção Especial para Museus com Espécies Vivas” distinguiu o Aquário dos Bacalhaus, que complementa o discurso histórico e memorial da Faina Maior, oferecendo ao público uma experiência de conhecimento e a possibilidade de ver o bacalhau que os portugueses pescam e consomem desde o tempo dos Descobrimentos, o bacalhau do atlântico (Gadus morhua).