Ílhavo: Museu Marítimo e Universidade de Lisboa colaboram na criação de conteúdos.

2021-11-08 11:42

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou o protocolo a celebrar entre o Museu Marítimo de Ílhavo e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto “Era Uma Vez Um Peixe Chamado Bacalhau… para uma utilização sustentável dos Recursos Marinhos”.

Este programa, destinado ao público escolar, visa a criação de um guião didático digital, baseado nas memórias da pesca do bacalhau, que promova a exploração das questões relacionadas com a pesca sustentável, as alterações climáticas e os seus efeitos nos oceanos, e a preservação das espécies marinhas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, “este protocolo assume uma particular importância na valorização da nossa memória coletiva e no enriquecimento da oferta educativa e formativa do Museu Marítimo de Ílhavo”.

O presidente sublinha ainda que esta iniciativa se enquadra na missão do Executivo de “abrir o Município a novos mundos tecnológicos e científicos, em colaboração com as Universidades e polos de conhecimento, alicerçando investimentos de futuro que enriqueçam a comunidade, nomeadamente os nossos jovens”.

O projeto “Era Uma Vez Um Peixe Chamado Bacalhau… para uma utilização sustentável dos Recursos Marinhos” é financiado pelo programa europeu EEA Grants 2014/2021 – Crescimento Azul – de apoio às iniciativas para a educação de Literacia do Oceano.