Ílhavo: Livro revela receitas da gastronomia de bordo.

2020-11-13 20:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo promove o lançamento do livro “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ”, que se realiza amanhã, às 16 horas, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

A edição “Chora e Feijão Assado” conta com uma investigação inédita de Pedro Miguel Silva (CIEMar-Ílhavo), que apresenta uma retrospetiva histórica da gastronomia dos navios de pesca do bacalhau, traçando a vida alimentar a bordo.

Como curadora do próprio festival, a Chef Patrícia Borges trabalhou as receitas a partir de fontes escritas e sobretudo orais, com as memórias e registos pessoais de três antigos cozinheiros: Manuel Sousa, José Pascoal e José Ribeiro.

Desse trabalho de recolha, resultaram dezoito receitas de gastronomia de bordo que podem ser confecionadas em qualquer cozinha, oferecendo sempre notas de sugestão e de recriação, mas respeitando sempre a essência memorial do património gastronómico da comunidade do mar.

Marcam presença no lançamento, o presidente da autarquia, Fernando Fidalgo Caçoilo, a vereadora do Turismo, Fátima Teles, o diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, Nuno Miguel Costa, e a curadora gastronómica do livro, Chef Patrícia Borges.

O Festival Gastronomia de Bordo de Ílhavo, que decorre até ao próximo dia  22, apresenta-se como uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa, sobretudo bacalhoeira, tendo como “porto seguro” 21 restaurantes do Município de Ílhavo.