Ílhavo: "Gostaria de ter uma escola que fosse tão capaz de preparar para a empregabilidade como para a desempregabilidade" - Laborinho Lúcio.

2021-10-07 15:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A cultura como porta para um tempo e um espaço diferente em que o ser humano reflete e garante autonomia e capacidade crítica.

Laborinho Lúcio e Isabel Pires de Lima concordam que a cultura tem que ser uma necessidade permanente mesmo colocada em perspetiva com a vida e o mundo laboral.

O antigo Ministro da Justiça, magistrado e escritor esteve, hoje, em Ílhavo, no Encontro Nacional de Serviços Educativos e Mediação.

E foi no evento “Territórios Públicos”, promovido pelo 23 Milhas, que defendeu uma escola mais voltada para as artes, as letras e o pensamento critico.

Laborinho Lúcio falou de um tempo em que o acelerador tecnológico está a dominar as áreas de formação.

Considera que as escola devem preparar tanto para enfrentar o emprego como o desemprego (com áudio)

Laborinho Lúcio e as reflexões próprias de um tempo que anuncia carros autónomos e mais tempo para o ser humano conversar.

O escritor diz que só falta perceber de que vão falar os seres humanos nesse tempo de ócio.

Uma forma de dizer que a cultura não é resposta para aposentados ou quem dispõe de tempo livre mas uma forma de vida devidamente integrada no dia a dia.

Isabel Pires de Lima concorda que há na escola uma responsabilidade suprema ao nível da arte por abrir portas a uma suspensão do tempo (com áudio)