Ílhavo, Albergaria e Estarreja integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

2021-08-28 08:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo, Albergaria e Estarreja integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Foi, no início desta semana, conhecida a primeira lista de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Nesta lista estão 14 estruturas da Região Centro.

São 12 as cidades da Região Centro onde, agora, se encontram um total de 14 espaços credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

A direção regional de cultura lembra que se trata de um “número significativo” que reflete cerca de 30% do total de 50 entidades credenciadas.

No entanto, “este número reflete também o trabalho de capacitação de equipas e de valorização de espaços que há ainda para fazer no país e na região” afirma Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro.

Depois de ter colocado em consulta pública, a DRCC publicou, no início de 2021, a “Estratégia Regional de Cultura 2030”.

Neste documento são apresentadas linhas orientadoras para que, durante a próxima década, 80% dos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais da Região Centro sejam credenciados na RTCP.

Esta estratégia defende a capacitação das equipas, a valorização técnica dos espaços e a promoção e o desenvolvimento de ecossistemas culturais e criativos que permitam a fixação dos artistas no território.

A primeira fase cuida da credenciação de entidades para a rede e a segunda envolve o concurso de apoio à programação dos equipamentos, que abrirá a 9 de outubro e é realizado de 2 em 2 anos.

Este concurso apoia propostas de programação artística desenhadas a 4 anos, de forma a permitir um impacto estruturante no território. O Aviso de candidatura será lançado em setembro.