Idosos encenam peça de teatro sobre vida real.

2015-04-23 15:04

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de idosos residentes no concelho de Ílhavo ensaia uma peça de teatro no âmbito do projeto "Teatralidade". Envolve duas dezenas de pessoas que vestem o fato de atores na peça “Memórias Não Inventadas". Este trabalho baseia-se nas memórias e experiências de vida de cada um dos atores e o objetivo é combater o isolamento e o envelhecimento permitindo uma atividade de carácter lúdico enraizando em cada um o gosto pela arte de representar.

Todos têm mais de 60 anos e revelam as suas experiências em palco contando histórias na primeira pessoa. A encenadora da peça, Kelly Varella, confessou "é algo que nunca tinha feito com idosos, mal é algo que eu gostaria de continuar a fazer". Considera-se muito satisfeita com a prestação dos atores pois "estão sempre muito felizes para trabalhar".

Quanto à estreia espera que "se divirtam muito na apresentação e partilhassem isso também com o grande público". Confessou que a " Câmara Municipal de Ílhavo tem a pretensão de fazer circular esta peça por outros locais e estamos super felizes e torcendo para que isso aconteça”.Ensaiam três vezes por semana para que quando subirem ao palco o "nervoso miudinho" não surja e complique a difícil tarefa de dar corpo e alma a cada um dos personagens .

José Barros, reformado de 63 anos de idade, confidenciou prazer na participação. Depois de me reformar tive que arranjar maneira de manter o tempo ocupado”. Lamenta “não ter tempo para tudo e confessa que nem sabia que podia fazer Teatro". O espetáculo vai realizar-se em Maio mas a autarquia ilhavense pensa levar o projeto a outras localidades dando a conhecer os dotes artísticos deste grupo de idosos.