"Homem do Gabão" passa do Museu Marítimo para o Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar.

2021-05-27 07:44

Categoria: 

Concelho: 

O Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar recebe a escultura “Homem do Gabão”.

Trata-se de uma peça do Museu Marítimo de Ílhavo que vai passar para o espólio do espaço adaptado do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e cuja reabilitação permite criar o Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar.

Da autoria do escultor ilhavense Euclides Vaz, o Homem do Gabão, escultura em gesso, com 3 metros de altura, assente em pedestal pequeno e de formato quadrangular, representa uma figura masculina que enverga um gabão, peça de vestuário característica das gentes de Ílhavo, por norma, confecionado em tecido grosso e composto por mangas compridas e capote, cingido na cintura por um cabo de sisal semelhante aos que segura com a mão direita.

A escultura foi incorporada na coleção do Museu Marítimo de Ílhavo a 15 de maio de 1990, por doação do seu autor, Euclides Vaz (1916-1991).

Esta temática está igualmente presente na coleção do Museu Marítimo de Ílhavo através da pintura a óleo intitulada Homem do Gabão, da autoria de Francisco José Resende (1825-1893), na qual são evidentes a indumentária característica dum Ílhavo, bem como, as proas das bateiras Ílhavas.

A requalificação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU/PARU Ílhavo representa um investimento municipal de 1.429.728,00 euros, com Financiamento Centro2020 (Portugal2020) em 85%.