Hermeto Pascoal no encerramento do FESTIM.

2022-07-07 07:58

Categoria: 

Concelho: 

O Festim 2022 despede-se esta semana, com Hermeto Pascoal & Grupo (Brasil) e Mario Lucio & Os Kriols com Nancy Vieira (Cabo Verde / Portugal).

Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo recebem as últimas noites da 13ª edição.

Hermeto Pascoal regressa, 13 anos depois, ao Festim por onde passou em 2009.

Com 86 anos, Hermeto toca e dança no palco como se fosse um menino, saltitando entre teclados, sopros e outros instrumentos ou objetos que adota para as suas extravagantes improvisações.

Este compositor compulsivo, criador e multi-instrumentista é considerado um dos maiores génios em atividade na música mundial.

Esta noite atua em Águeda, na sexta estará em Ílhavo e no sábado em Estarreja.

Em simultâneo, na sexta e no sábado, o Festim recebe o cabo-verdiano Mario Lucio.

Nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, e é uma das figuras mais proeminentes da cena cabo-verdiana. Mario Lucio, que foi recentemente Ministro da Cultura de Cabo Verde, é nome maior da música, do pensamento e da literatura. Esta personalidade carismática apresenta-se, no Festim, com uma formação especial de músicos lusos e ainda uma convidada especial - Nancy Vieira -, desafiando a sonoridade crioula para contínuas mestiçagens.

Na sexta 8 julho, no Cineteatro Alba e, no sábado, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros. É apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes