Hélder Bruno distinguido nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa.

2023-05-24 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Hélder Bruno foi distinguido nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na cidade norte-americana de Providence.

O músico estava nomeado para duas categorias: Instrumental Performance, com o tema Door 17, e World Music Performance, com o tema Island e foi com esta última nomeação que o músico foi distinguido.

Natural de Coimbra e residente na Lousã, o músico é doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em ciências musicais pela Universidade de Coimbra (2005) e licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999).

Em 2018 editou o seu primeiro álbum de originais sob o título “A Presença, serena e terna”.

O seu segundo álbum “Under a Water Sky”, foi lançado em maio de 2022, no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra.

Para Hélder Bruno, "dada a importância global dos IPMA, a nomeação (só por si) foi um prémio.

“A música que faço não é facilmente considerada neste tipo de eventos. A escolha do tema Island também me surpreendeu, dado que eu tenho consciência que é necessária uma audição mais profunda e tecnicamente mais cuidada de todo o tema… as suas características musicais assim o exigem. Contudo, o que me interessa é o resultado final e não a complexidade do processo ou das técnicas de composição que utilizo. Por tudo isto, ter vencido a categoria World Music Performance com este tema, para mim um dos mais interessantes do álbum, surpreendeu-me ainda mais. Estou bastante feliz pelo prémio e depois porque como os IPMA chegam a todo o mundo e isso pode contribuir para que a minha música chegue a mais pessoas.”