Gretua troca artes de palco por campanhas solidárias.

2020-04-07 10:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Teatro Experimental de Aveiro parou as atividades de palco e colocou mãos a campanhas solidárias em tempo de pandemia.

Toda a programação do ano foi cancelada e o grupo dedica-se a outras atividades. “Somos um grupo de teatro e dificilmente terá havido área tão afetada”, adianta o Gretua em declarações ao programa da manhã da Terra Nova.

“Fomos dos primeiros a fechar portas por decreto da Universidade. Assim trabalhamos o futuro e pensámos que poderíamos trabalhar de forma diferente. Estamos em momento delicado e com gente motivada para ajudar”, explica Bruno dos Reis a justificar as duas ações lançadas.

Há uma ação porta a porta, já no terreno há três semanas, com ida às compras e à farmácia para grupos de risco.

“Na semana passada começamos a pedir às pessoas que tenham computadores antigos ou tablets para nos oferecerem. Formatamos e oferecemos a escolas e pessoas necessitadas. A internet é já um bem essencial e há muita gente descalça”.

A recuperação de equipamentos é o primeiro passo e a oferta é a resposta seguinte.

“O Rafael Madaíl tem feito um trabalho maravilhoso de recuperação. Assim que alguém quer fazer a doação contacta as pessoas para perceber qual o material e se tem uso ou não. Amanhã entregamos os primeiros 11 computadores, uns para Lisboa e outros para Ílhavo. E há 4 para pessoas a título individual”.

O Gretua disponibiliza contactos alternativos com recursos a link com formulário na internet ou via telefone (936608864).

“Há gente que partiu para a tempestade num barco e outros sem nada, ou numa bóia”.