Graffiti de Zooter colocam ESTGA no roteiro de arte urbana de Águeda.

2020-07-20 17:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os graffiti que foi semeando por várias ruas da região tornaram reconhecível o seu estilo com figuras humanas geometrizadas, discos de vinil preto no olhar. Uma exposição em Aveiro, levou o seu trabalho para um novo contexto, o de galeria/bar. Dalila Monteiro, que assina como Zooter, frequentou a Universidade de Aveiro (UA) e vai agora aplicar a sua arte transformando alguns espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

Algumas paredes e o modelo do veículo que participou na Eco Maratona Shell e será colocado na praça central da ESTGA, quatro intervenções ao todo, vão servir de suporte à arte urbana de Zooter e contribuir para que esta unidade de ensino politécnico da UA crie laços ainda mais fortes com a cidade. Está prevista a integração destes trabalhos no roteiro de arte urbana de Águeda onde já constam obras de Daniel Eime, que assina como The Caver, autor do retrato de Manuel Alegre (no edifício da Biblioteca com o seu nome), Mário Belém (“Lenda da Ponte do Alfusqueiro”) e Bordalo II (“Pisco”). As recentes obras na ESTGA que consistiram em novos arranjos exteriores e na eliminação dos muros da antiga Escola de Sargentos onde foi instalada esta unidade de ensino politécnico, expressam também o reforço de uma maior ligação à cidade de Águeda e à região.

Mostrando os planos que realizou e que começa a executar a 20 de julho, Zooter fala de composições coloridas onde sobressaem o verde, símbolo da UA, a cor de tijolo, da ESTGA, atravessadas por formas que representam áreas de ensino, geometrias segmentadas, todo um conjunto sugestivo de ação e movimento e com a identidade e estilo da autora.

A amarantina, antiga aluna da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), outra unidade de ensino politécnico da UA, fixou-se há 10 anos em Aveiro. Tem vindo a trabalhar em ilustração e design gráfico, e aplicado as latas de spray colorido, entre outros locais, em ruas de Aveiro: junto ao Canal de S. Roque e na avenida central, ao lado da Sé (ambos em coautoria com Ratu), ao lado da loja de desporto Xtreme e a já referida exposição no Avenida Café Concerto, ainda patente.