Gastronomia de Bordo: "Apesar de ser o último ano do festival acreditamos que tem pernas para andar" - Fátima Teles.

2020-10-22 08:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival Gastronomia de Bordo entra na terceira edição nos três anos previstos do projeto que junta Ílhavo, Murtosa e Peniche em torno da gastronomia associada às comunidades piscatórias.

A autarquia de Ílhavo já assumiu que não quer deixar cair a iniciativa e promete lutar pela continuidade.

Fátima Teles, vereadora da autarquia de Ílhavo, explica que se trata de uma vivência gastronómica muito assente na marca cultural (com áudio)

Este ano as ementas especiais serão apresentadas aos fins de semana entre 23 de outubro e 22 de novembro, todas as sextas, sábados e domingos num formato mais alargado.

A autarquia entende que se trata de um projeto mobilizador que, este ano, vai incluir o lançamento de um livro sobre a gastronomia de bordo, no dia 16 de Novembro (com áudio).

Restaurantes aderentes apresentam ementas dedicadas ao fiel amigo e seus derivados.

O Chef Ricardo Marques, do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, aproveitou o lançamento do festival para apresentar uma criação com derivados de bacalhau (com áudio)

O Festival Gastronomia de Bordo – Ílhavo – conta com 21 restaurantes em todo o município.

Haverá visitas orientadas ao território e a primeira visita no próximo fim de semana acontece no porto bacalhoeiro intitulada “A pesca longínqua e a indústria do bacalhau“.

Iniciativa que incluirá uma degustação, preparada pelo chef Ricardo Matos Marques, e que será guiada pelo empresário António Ribau, da Bacalhau Barents.

Na agenda está, também, a edição deste ano do Mar Film Festival.

A 4.ª edição arranca no sábado, às 21h30, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, com “Oceanos”, um documentário de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, que revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam.

O filme será comentado por Luís Menezes Pinheiro, do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO).