Gafanha da Nazaré: Noite de abertura da Festa da Música e dos Músicos é na Fábrica das Ideias.

2022-11-04 07:46

Categoria: 

Concelho: 

A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa com novas criações e espetáculos de artistas ilhavenses.

Chama-se Milha e regressa de 4 a 6 de novembro para apresentar três criações exclusivas, seis concertos, o lançamento de um vinil, uma conversa e uma exposição paralela de uma associação ilhavense.

Primeira noite com espetáculos na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Jacinta com Michelle Ribeiro ao piano, Sara Valente e Rui Pereira e o grupo Urbanos ZC asseguram a programação a partir das 21h30.

Destaque para o primeiro concerto com a voz do jazz.

Jacinta chama a palco Michele Ribeiro, Beatriz Capote (violino e voz) e Joana Gil (voz).

No mesmo dia, a abrir a festa, às 21h, os Perpétua apresentam o vinil do EP “Muito mais”, em que apresentam as suas versões de cinco músicas de Carlos Paião.

Dedicada à aposta na criação e à divulgação da produção local, a sexta edição da Milha, organizada pelo 23 Milhas, vai seguir durante o fim de semana.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, criada em 2020 no contexto da Milha, assume a sua terceira criação, “Avalanche” (5 e 6 de novembro), orientada pelo coreógrafo e bailarino Bruno Alexandre, com a banda sonora original do músico ilhavense Henrique Vilão, os figurinos de Joel Reigota e a participação das escolas de dança do Município de Ílhavo.

Uma das novidades desta edição é a criação do Ensemble 23 Milhas (5 de novembro), que convoca músicos ilhavenses para criarem espetáculos de música de câmara, de instrumentação e dimensão flexíveis, orientados para produção e criação de música atuais.

Com a direção artística do Maestro Henrique Portovedo (Orquestra Filarmónica Gafanhense), esta reunião de estudantes e profissionais da música.

Ainda nas criações, também as cinco escolas de Música do Município de Ílhavo foram desafiadas a compor músicas relacionadas ao tema da edição deste ano, “O Sonho”, concentrando esse trabalho no espetáculo “Acorde um Sonho”, que acontece no último dia da Milha.

No dia 5 de novembro, entre a Gafanha da Nazaré e Ílhavo, apresentam-se o projeto “CLZ”, de Rui Veiga, o grupo The Troublemaker e LUMi, sendo este último um concerto com a curadoria da associação AGIL, no contexto da exposição “Terceira Impressões”, que decorre ao mesmo tempo que a Milha, num espaço do Jardim Henriqueta Maia, e que efetiva a ligação entre projetos, espaços e dinâmicas culturais no Município.

No último dia, há ainda lugar para uma conversa sob o mote “Para onde vão os sonhos”, que juntará artistas e agentes para refletir acerca do tema.