Gafanha da Nazaré: Música na Escola instala-se na Fábrica das Ideias.

2019-03-28 09:26

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Música na Escola” descobre a ópera “La Serva Padrona”.

A partir de hoje e em dois dias há atividades para as escolas do concelho de Ílhavo e no sábado chega o concerto das famílias.

A Orquestra Filarmonia das Beiras leva até à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o programa “Música na Escola”.

Este projeto de ação educativa tem como objetivo a divulgação musical e a sensibilização do público infantil para a música erudita, dando relevo a uma participação ativa das crianças no processo de realização musical através da interação com a orquestra.

Na edição deste ano, a iniciativa desenvolve-se na descoberta da ópera “La Serva Padrona”, de G.B. Pergolesi, e propõe-se que os cerca de 1.100 alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos interajam com os cantores, maestro e orquestra, quer nas sessões pedagógicas (quinta e sexta) quer no Concerto em Família, a 30 de março, cantando pequenos fragmentos de ópera.

Num trabalho conjunto e articulado entre a Autarquia e os Agrupamentos de Escolas do município, os técnicos de música das atividades de enriquecimento curricular e os docentes da disciplina de Música do 2.º ciclo desenvolveram uma preparação musical prévia com os alunos para que estes participem ativamente nas sessões.

O Concerto em Família tem lugar no dia 30 de março, sábado, pelas 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e é dirigido a toda a comunidade.