Gafanha da Nazaré acolhe espetáculo sobre vilas piscatórias portuguesas.

2023-04-28 08:04

Categoria: 

Concelho: 

A Gafanha da Nazaré acolhe este domingo um espetáculo sobre vilas piscatórias portuguesas.

Produção que conta com a participação da comunidade este domingo, dia 30 de abril, às 19h, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

“MARÉ” é uma homenagem da Cooperativa Cultural Sons Vadios à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias portuguesas.

Através da música, da imagem e da palavra, o público é convidado a embarcar numa viagem multimédia pelas diversas localidades marítimas de todo o país, onde os seus criadores e intérpretes nasceram.

O espetáculo reflete, em várias dimensões, sobre as histórias da faina, da vida de quem foi e de quem ficou, e conta com a participação de Sara Vidal (Nazaré), Celina da Piedade (Setúbal), Quiné Teles (Ílhavo), Zé Francisco (Tavira) e Abílio Caseiro (Nazaré) na música; Sónia Pereira (Olhão) na poesia dita; e João Espada (Loulé) no vídeo.

No sábado, dia 29, promove-se uma Oficina de Canto Tradicional que consiste numa sessão de exploração do repertório de MARÉ, num ambiente informal e descontraído, cujo principal objetivo é formar um coro comunitário que integra o espetáculo do dia seguinte.

Orientada pelos músicos Sara Vidal, Quiné Teles e Zé Francisco, a oficina é gratuita, arranca às 15h00, tem a duração de quatro horas e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Ainda a 30 de abril, dia do espetáculo, nota ainda para a apresentação do livro "Na Língua da Maré - Crónicas de Mar e de Mareantes", de Abel Coentrão e Helder Luís, às 17h30, no Convés da Fábrica das Ideias. Este é um livro que reúne histórias de pescadores e suas famílias em Portugal, com fotografias exclusivas da vida no mar, sendo também uma homenagem às comunidades piscatórias e ao trabalho dos seus habitantes.

Estes eventos são promovidos pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.

Os bilhetes para MARÉ estão disponíveis na bilheteira online da BOL ou nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

 

Foto: Ana Santos