Gafanha da Encarnação: Jornadas das Artes leva atividades às escolas.

2022-04-22 15:25

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação concluiu as Jornadas das Artes.

os alunos tiveram oportunidade de contactar com diversos tipos de artes em atividades na escola sede, nas escolas de 1.º ciclo, no Cais Criativo, auditório da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e na Vista Alegre.

O arranque das Jornadas ficou a cargo da Escola de Música CODA, de Michel Filipe, da Gafanha da Nazaré.

Os músicos Michel Filipe, Rui Pereira, Vasco Cardoso e Cláudio da Paula acompanharam a aluna Mafalda Ramos, que interpretou a música “Imagine” de Jonh Lennon.

Seguiu-se uma largada de pombos por alunos representantes de todas as turmas, com a colaboração do Grupo Columbófilo da Gafanha.

No primeiro dia os alunos participaram em variados workshops.

Sessões de trabalho “Aqui há Magia” com o Professor Nó Cego, “Arte e Impressão 3D” pela Fábrica da Ciência Viva, “Ballet” e “Danças com Vida” pela Escola de Dança ArabesqueIP, “Brinquedos Óticos - Estaleiro vai à Escola!” e “O Mundo a Cores” pelo Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo, “Costura Criativa” e “Oficina de Teatro Musical e Intergeracional” com a Maior Idade, “Cria a tua arte com um ozobot” pela Fábrica da Ciência Viva, “Da história à construção de Marionetes” pelo Museu do Brincar, “Design em Porcelana” e “Olaria” na Vista Alegre, “Entre Trapos e Farrapos” pelas artesãs do Ateliê Ana Franco e Ternurinhas da Ju, “Escrevemos Imagens com Luz?” pelo Romeu Bio Fotografia, “Estar no Mundo com Arte” pela artista plástica Daniela Alegria, “ #FlashMe: A Fotografia de Estúdio na Escola!” pelo Professor Hélder Caixinha do Departamento De Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, “Hip-Hop” pela Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, “Jogo Dramático” com Sissi Abrão, “Cidadãos Digitais Geniais” pelo Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro, “Marc´arte com reciclados” pela Papelaria Sarabando, “Modelagem com pasta e muita letra”  pela Amendoimlândia, “Notas Musicais” pela Escola de Música CODA, “Oficina Cont´arte” pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, “Oficina de Jogos Teatrais” pelo 23 Milhas, “Os instrumentos da Orquestra Sinfónica” pela Professora Ana Matias, “Introdução à Ilustração Digital” com a designer Sara Martins, “Precious Plastic” pelo Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, “Rrrrroncontos: o lado B da história” pela Professora Aoife Hiney do Departamento De Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, “Sensibilização à Pintura Artística de Azulejos” pelo Ateliê Francisco Cunha e Funceramics, “Teatro Vivo!” pelas Professoras Ana Madalena Melo e Ana Rita Vizinho e o Workshop de Artes Plásticas pela Academia de Belas Artes de Ílhavo.

No segundo dia, o arranque das atividades coube à Escola de Dança ArabesqueIP, de Ilona Pylypenko, que proporcionou um momento único para os alunos, que assistiram a diversas atuações de dança, do clássico ao contemporâneo.

Somaram-se às atividades do primeiro dia os workshops “Cinema em Ação” pelo Professor Luís Oliveira Santos e “Uma Viagem poético-musical ao passado” pelos Professores João Carlos Soares e Eunice Almeida do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Os Perpétua, uma banda da região que tem vindo a ganhar grande projeção, brindou os alunos com uma sessão de esclarecimento sobre a forma de criar e gerir uma banda.

A pintora Dália Santos, no âmbito da colaboração com a Academia de Belas Artes de Ílhavo, de André Capote, foi pintando uma tela a óleo, inspirada pelo ambiente vivido na escola, permitindo aos alunos não só acompanhar a evolução da obra, como pegar no pincel e deixar as suas pinceladas na tela.

Jakas do Museu do Brincar proporcionou alguns espetáculos de Kamishibai, nas escolas do primeiro ciclo.

Os espetáculos “As árvores não têm pernas para andar” de Joana Gama e “Teatro Vivo” pelas Professoras Ana Madalena Melo e Rita Vizinho constituíram um meio de fazer chegar o teatro aos alunos.

Na escola sede foi criada uma Galeria de Arte, pelos professores Teresa Brójo, Anabela Santos, Nuno Machado, Orlanda Silva e César Leite, permitindo aos presentes experienciar a visita a um espaço deste género, aprofundando o conhecimento sobre diferentes correntes artísticas.

O encerramento coube ao Núcleo de Dança do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, dirigido pela Professora Fernanda Pinto.

A paz, a sustentabilidade do planeta, a valorização dos saberes intergeracionais e a inclusão de todos são valores que estiveram subjacentes a estas atividades.

A colaboração das instituições foi, mais uma vez, essencial para a concretização do Projeto do Agrupamento, aceitando o desafio de proporcionar aos alunos um contacto com o mundo das artes. Desta forma, envolveram-se em atividades de pintura, música, teatro, cinema, dança, fotografia, poesia, marionetes, ilusionismo, literatura, azulejaria, arte digital, arte reciclável, modelagem com pasta, olaria, design em porcelana, manualidades entre outras.

Nos intervalos, alguns alunos brindaram os colegas com “mimos”, “fitas” e outros pequenos números que fizeram as delícias dos presentes.

A própria escola reinventou-se, redecorou-se, transformando-se numa verdadeira escola de artes.

O espaço dos coffee break foi decorado ao pormenor pelas Professoras Dália Ribeiro e Orlanda Silva.

Nestes dias, antigos alunos fizeram questão de estar presentes, provando que as Jornadas os marcaram de forma muito positiva ao longo do seu percurso escolar.

Os alunos finalistas, organizados em equipas, fizeram a receção dos convidados e guiaram os mais novos ao longo dos dias, nas várias atividades.

Fazer a gestão do desempenho dos colegas, o cumprimento dos horários definidos, o cumprimento das regras da DGS e até a reportagem do evento para a rádio foram algumas das suas responsabilidades.

O apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, do 23 Milhas, do Estaleiro – Estação Científica, da Biblioteca Municipal de Ílhavo, da Maior Idade, do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, das Juntas de Freguesia da Gafanha do Carmo e da Gafanha da Encarnação, da Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e da UA Coopera foram fundamentais para a dinamização do evento.

Ao longo dos dias, foi visível a alegria contagiante dos alunos, comprovando-se um dos muitos benefícios das artes.

Houve tempo para um convívio saudável e descontraído entre alunos, artistas, professores, e assistentes operacionais. Os mais velhos guiaram os mais novos nesta aventura, comprovando que a escola lhes deu, ao longo do seu percurso académico, competências que lhes serão muito úteis para o seu futuro.

Esta foi mais uma de muitas iniciativas do Agrupamento, em que a abertura da escola às entidades que a rodeiam e a auxiliam no seu Projeto Educativo beneficia os seus alunos e a própria comunidade, congregando todos os seus elementos.

Uma palavra de agradecimento para as entidades e empresas que tornaram possível este evento como Aleluias Cerâmica, Centroassist, Olmar, Fusion Print, Bento & Nascimento, Delta Cafés, Galeota, CozaNova, Atlântida, Brisas do Caribe, Flor da Gafanha, Moinho D´ouro, Pada, Cidadella, Alagoas, Pérola da Ria, Safira, Satélite, Sabores do Mundo, Cidade, Avenida, Sol da Gafanha, Nazaré Doce, Primavera, Sumol + Compal, Frutarias Frutókilo e Monte Cristo e Intermarché da Gafanha da Nazaré.

Nas Jornadas das Artes, na Gafanha da Encarnação, os alunos substituíram as aulas por atividades artísticas, procurando fazer mais e melhor. “Imagine” foi o mote para dois dias mágicos no Agrupamento.

 

Texto:

Ana Antunes

Cecília Bernardo

Diana Valadares

Sérgio Costa