Filme produzido em Avanca vence mais um prémio nos EUA.

2023-04-21 11:07

Categoria: 

Concelho: 

O filme “Já nada sei”, de Luís Diogo, venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro no 10º NYACK International Film Festival que decorre em Nova Iorque desde 16 de abril.

É já o quarto prémio de Melhor Filme Estrangeiro que o filme vence, todos em festivais norte americanos.

Juntam-se a estes, dois prémios de Melhor filme, além de prémios de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Realizador, Melhor Fotografia e Melhor Edição, num total de 13 prémios em 30 festivais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África.

O filme conta a história de Ricardo e Ana, um casal na casa dos trinta, escolhido para um documentário sobre casais felizes.

Durante 15 dias a equipa do documentário regista depoimentos do casal, de amigos, familiares e colegas.

O problema é que Ricardo se quer separar há já algum tempo, mas não tem coragem de o fazer.

O documentário obriga-o a refletir sobre a relação e, na busca de respostas, envolve três amigos que demonstram opiniões diferentes sobre a sua relação e o que deve fazer. A cada nova conversa, Ricardo fica ainda mais confuso.

Duarte Miguel, Ana Aleixo Lopes e Susie Filipe interpretam os papéis principais.

Ana Lopes, pela sua participação neste filme, foi recentemente distinguida com o Prémio de Melhor Atriz para Filme de Romance nos prémios americanos Actress Universe 2023.

O filme estreia nas salas portuguesas dia 27 de abril e pode ser visto em cinemas de Lisboa, Porto, Almada, Castelo Branco, Coimbra, Gaia, Ovar, Paços de Ferreira, Tavira, Viseu e nos Açores.

Produzido em conjunto com o Cine Clube de Avanca e Filmógrafo, o filme foi rodado maioritariamente em Oliveira de Azeméis, com o apoio do Município local, a que se juntaram o Município de Santo Tirso e o Avanca Film Fund.