Festival Sons em Trânsito de regresso a Aveiro que volta a ser o "centro" das 'Músicas do Mundo'.

2016-11-07 15:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A organização do Festival Sons em Trânsito (FST) assume que o regresso a Aveiro, ao local de lançamento do Festival, é "emocionalmente marcante".

Vasco Sacramento iniciou a carreira com o Festival de Músicas do Mundo que mais tarde se viria a internacionalizar. Revela que o regresso a uma "sala emblemática" como o Teatro Aveirense, "é especial". Diz ainda que aguarda para perceber como vai o público reagir a esse regresso. "Há uma tentativa de fazer um evento com o mesmo modelo do passado. Para o ano logo veremos se fazemos alterações ou não. É uma edição 'ponto zero' para reeditar o formato", disse.

A organização apresentou, esta segunda-feira, este evento que regressa este ano a Aveiro com as presenças de Mayra Andrade (Cabo Verde), Toumani & Sidiki Diabaté (Mali), Vicente Amigo (Espanha), Céu (Brasil), Elza Soares (Brasil), Aline Frazão (Angola), Ed Motta e Amadou & Mariam (Mali).

José Pina, programador do Teatro Aveirense, revela que este regresso se enquadra na recuperação das coisas boas que Aveiro conseguiu dar ao país. (com áudio)

Ribau Esteves, Presidente da Câmara, não esconde que a imagem da autarquia está, muitas vezes, associada a roturas, mas assume que pretende recuperar para os aveirenses acontecimentos que tiveram bom acolhimento no passado. Em nome dessa ideia promete investir com sustentabilidade. O orçamento é de 75 mil euros "20 mil é investimento nosso e o restante é assumido pela empresa", vincou. "A bilheteira aguentará a sustentabilidade do evento. A aposta é que o Festival seja auto-sustentável", disse.

O Festival Sons em Trânsito' 16 - VII Festival de Músicas do Mundo de Aveiro está de regresso de 23 a 26 de Novembro e volta a colocar o Teatro Aveirense no centro das 'Músicas do Mundo'.