Festival dos Canais arranca esta quarta com espetáculos no espaço público.

2018-07-10 13:59

Categoria: 

Concelho: 

O Festival dos Canais inicia, esta quarta, os cinco dias de programação em espaço público “num cartaz cultural e artístico contemporâneo”.

Participam nos eventos mais de 350 artistas nacionais e internacionais na terceira edição deste programa enquadrado nas atividades da candidatura a capital Europeia da Cultura.

Além da presença de artistas de 13 países a cultura aveirense também ganha destaque com a comunidade e os artistas locais envolvidos na produção deste Festival.

“Este evento, que vai na sua terceira edição, é já um dos mais importantes da oferta cultural do nosso Município e assume-se como um projeto estratégico na nossa política de dinamização cultural, sendo também uma importante ação de promoção de Aveiro, Cidade dos Canais, e no seu processo de candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”, refere nota do presidente da Câmara sobre o evento.

O primeiro dia conta com espetáculos no Cais na Fonte Nova, Mercado José Estêvão, Jardim do Museu, Edifício Fernando Távora, Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro e Mercado Manuel Firmino. E atividades desportivas como Stand Up Paddle, Basquetebol, vela, canoagem e voleibol.

A Praça da República transforma-se na sala de estar do Festival dos Canais e dos habitantes da cidade, numa instalação onde ocorrerão algumas performances, para criar um ambiente onde tudo pode acontecer.

“Plasticiens Volants” recria um percurso alusivo ao tema do mar, permitindo que enormes esculturas flutuantes transformem paisagens de locais icónicos da cidade, convidando as pessoas reinterpretar e reimaginar os ambientes quotidianos da cidade de Aveiro.

Lightspace é uma instalação interativa onde os públicos, desde os miúdos aos graúdos, podem explorar, manipular e criar música, paisagens cénicas e jogos de luz, através da manipulação de instrumentos musicais que integram o laboratório de composição da banda, num palco onde é possível gerar ligações entre profundidade, perspetiva e sincronia.

Phonopentatube Crashh, na Ponte do Canal do Côjo, é uma instalação interativa que provoca a experimentação através de notas que terão uma relação de “simpatia” entre si.

No Edifício Fernando Távora que vai para obras destaque para a exposição “The Tower Adam Read” e na Praça do Marquês de Pombal performance com o palhaço Adam Read, do Cirque du Soleil.

O CityLAB - Somniative Christopher Reitmaier (EUA) e Bernhard Reiss (ALE) aposta nas instalações espontâneas nas ruas de Aveiro.

Música há muito em diferentes locais com diferentes DJ´s, dança, espetáculos de rua, uma fanfarra criada para o evento. O principal concerto do dia está marcado para as 22h com Salvador Sobral.