Festival dos Cabelos Brancos abre programa com debate sobre Cultura e Envelhecimento.

2022-09-12 08:00

Categoria: 

Concelho: 

A abertura do Festival Cabelos Brancos vai ser dedicada ao debate sobre cultura e envelhecimento.

Esta segunda-feira, dia 12, às 19h, decorre a Sessão de Abertura do Festival Cabelos Brancos, no Centro Recursos Mãe Redentor, na Colónia Agrícola, em Ílhavo, que contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e do Diretor do Centro Distrital de Aveiro - Instituto da Segurança Social, IP, Fernando Mendonça.

Nesta sessão irá debater-se o tema “As Práticas Artísticas na Pessoa Idosa” com a vereadora Mariana Ramos, o músico e produtor António Bastos, o maestro Luís Carvalho, o realizador Henrique Vilão e a sénior Zita Leal.

De seguida, assistir-se-á à antestreia da curta-metragem “Luísa e João”, do realizador Henrique Vilão, vencedor do Concurso de Curtas-Metragens do Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo.

Sob o mote “Identidade”, o Festival Cabelos Brancos irá fomentar o cruzamento intergeracional, a educação ambiental e a inovação tecnológica. Ao longo de 13 dias, a missão é envolver as IPSS, mobilizar a comunidade sénior, estimulando a sua capacidade criativa e aumentando o seu sentimento de pertença à comunidade.

De 16 a 18 de setembro, o centro nevrálgico do Festival Cabelos Brancos é o Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

No dia 16 de setembro, sexta-feira, às 10h, realizar-se-á a Oficina “Mudam-se os Tempos, mudam-se as Histórias!”, sobre mitos e crenças sobre a fauna local. Às 15h, atua o Coro da Fundação Manuel António da Mota, numa prova de que a música, pela sua universalidade, tem tido um enorme sucesso na integração do indivíduo na sociedade através da importância que a prática artística tem na descoberta de novas linguagens.

No dia 17 de setembro, sábado, continuam os "Cabelos Brancos no Jardim" e, às 10h, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo dinamizará uma oficina que ensinará os passos típicos do folclore. Às 15h30, sobe ao palco o Coro da Memória, para um concerto memorável de mais de 70 vozes e músicos da comunidade de Ílhavo, sob a orientação do maestro Luís Carvalho, unidos pela melodia e pelo canto a uma só voz. Às 21h30, é a vez de assistir ao Concerto de Herman José, com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova), que revisitará êxitos como a “Canção do Beijinho”, “Serafim Saudade” e “Vamos Lá Cambada”. O serão prossegue com a DJ Maria Vai Com Todas e os maiores de idade, num desafio que irá cruzar melodias de várias gerações.

No dia 18 de setembro, domingo, às 15h, “Vai Dar Água - Conversas Arriscadas Sobre Envelhecer”, os oradores convidados vão ter 3 minutos e 22 segundos para falar sobre envelhecimento. Por cima dos oradores, a máquina catapulta das palavras, tem suspendido a 2,22 m um balde de água, em que, caso seja ultrapassada a marca temporal, o orador verá vertido sobre si o balde.

Às 17h, a performance comunitária “Marias”, um percurso poético orientado pelo artista Jonathan Margarido, contará com a participação de quatro mulheres mais velhas - Zita Leal, Branca Sarabando, Amélia Reis e Helena Fidalgo.

Entre 19 e 23 setembro, os dias serão reservados à descoberta pela viagem: mais de 850 idosos do Município de Ílhavo irão percorrer várias cidades de Portugal: Anadia, Batalha, Viana Castelo, Vila Praia de Âncora, Fátima e Nazaré.