Festival de Teatro de Avanca apresenta cartaz para Abril.

2023-03-28 07:27

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Teatro de Avanca regressa para mais uma edição.

A organização do ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, anuncia espetáculos de 15 a 22 de Abril, cumprindo a sua missão de aproximar as comunidades locais ao teatro.

O festival organizado pela companhia de teatro Kopinxas, “apesar da ausência de apoio da DGARTES”, pretende assumir-se como uma referência no distrito de Aveiro e a nível nacional, promovendo “novos fôlegos e novas linguagens”.

Conta com o apoio das autarquias locais e tem na direção artística Eduardo Dias e Ângelo Castanheira.

No dia 15 de Abril há performance em espaço público.

“Trans(h)umância”, pela companhia de teatro Kopinxas, é uma performance ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho. Ainda no dia 15 de Abril, do auditório de Avanca, o conceituado actor Pedro Giestas levará a cena “A Visita”.

No dia 21 de Abril, no auditório de Avanca, a companhia “Imaginar do Gigante” apresentará a toda a comunidade escolar do primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Avanca, o espetáculo “Duas Casas”.

Viaja de Lisboa para duas récitas no Cine-Teatro de Estarreja (na foto), no dia 20 e 21 de Abril , a companhia Teatro do Bairro, com uma proposta para a comunidade escolar e para público em geral, Don Juan, uma encenação de António Pires, que é uma homenagem a Moliére e ao teatro barroco francês, um movimento que anunciou o Iluminismo, entrando em ruptura com os temas de cariz religioso e com a própria concepção plástica dos espectáculos.

A quarta edição do ALAVANCA, festival de teatro de Avanca terminará dia 22 de Abril, no CineTeatro de Estarreja, com os Mosqueteiros, uma produção da ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones, um espectáculo que relata as aventuras de D´Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, na sua demanda para se tornar num dos célebres mosqueteiros que protegem o rei Luís XIII e a França de todo e qualquer perigo.