Festival de Robertos e Marionetas regressa em Março.

2022-02-03 11:11

Categoria: 

Concelho: 

O Palheta, festival de Robertos e Marionetas regressa ao Município de Ílhavo, de 4 a 6 de março, para uma quinta edição marcada pela mudança.

Depois de um interregno de um ano, tendo em conta as circunstâncias de confinamento em março de 2021, esta edição do festival assume um formato especial, que será mais reduzido e distribuído pelos vários espaços culturais do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

Com sessões para as escolas e as famílias, o Palheta apresenta sete espetáculos que vão das propostas mais tradicionais, como o teatro d Dom Roberto da S.A. Marionetas, à exploração de novas narrativas e abordagens como é o caso de Fronteiras, de André Murraças, ou de Dura Dita Dura, do Teatro do Ferro, que propõem uma reflexão sobre as migrações, as revoluções, os sistemas vigentes e a consciência cívica.

Para a família, o Palheta propõe quatro espetáculos que refletem sobre temas como a memória, o crescimento, a infância, mas também a deficiência e a inclusão.

“O meu avô consegue voar”, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, aborda a memória e a saudade, enquanto “Os sonhos de Tom”, da Limite Zero, fala sobre os sonhos da infância e questiona o público sobre o que fez com os seus.

Em “Ninho”, da Partículas Elementares, através da poesia visual, sem palavras, fala-se sobre curiosidade, amizade e sobre as coisas simples da vida.

Finalmente, “Alfredo o colecionador das borboletas”, da S.A. Marionetas, é um espetáculo sobre deficiência, limitação, liberdade e inclusão.

O teatro de Dom Roberto mantém-se em dois dias de festival (5 e 6 de março), recordando histórias de décadas como “A Tourada” ou “O Barbeiro Diabólico", mas apresentando novo espólio recuperado, como “O Saloio de Alcobaça”.

Paralelamente, o Palheta, mantém o desafio à turma de artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, com um projeto dirigido pelo marionetista e encenador Rui Queiroz de Matos, para o desenvolvimento de uma marioneta pelos alunos, que será apresentada durante o festival.

Na manhã de sábado, 5 de março, nota ainda para a oficina “Meias Monstras”, dirigida à família, que convoca os participantes a construir uma marioneta de luva.

Alguns espetáculos são gratuitos, outros têm um preço simbólico.

Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima semana. Mais informações sobre os espetáculos, sessões e datas no site e nas redes do 23 Milhas, a partir de hoje.