Festival de Músicas do Mundo anima centro de Ílhavo com espetáculos esta sexta e sábado.

2018-07-06 09:07

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo acolhe espetáculos do Festival Intermunicipal de Música do Mundo.

A chilena Pascuala Llabaca y Fauna e a africana Orchestre Poly-Rythmo, embaixadoras da 10.ª edição do Festim em Ílhavo, atuam no Jardim Henriqueta Maia, esta sexta e sábado às 22h.

A estes concertos juntam-se outros espetáculos de música e dança, uma exposição, experiências gastronómicas e dj sets, num fim-de-semana em que a grande aposta é o “encontro e o intercâmbio de culturas, o desafio à relação com países distantes que estão, através de associações que os representam, em municípios vizinhos, e a aposta num permanentemente necessário debate sobre a temática das migrações”.

A Autarquia de Ílhavo junta-se à festa, pelo segundo ano consecutivo, numa aposta de programação em rede.

A fechar os festivos concertos de Pascuala Llabaca e Orchestre Poly-Rythmo, Colorau Som Sistema e Local View prolongam a vida do jardim com os seus dj sets de músicas do mundo.

Na tarde de sábado, dia 7 de julho, às 16h00, a Associação Mon Na Mon, sediada em Aveiro, apresenta um espetáculo de ballet tradicional africano, no Jardim Henriqueta Maia.

A associação sem fins lucrativos é composta por filhos e amigos da Guiné-Bissau e, além de promover a integração de imigrantes na sociedade portuguesa, divulga a cultura africana em Portugal.

Às 17h00 é inaugurada, na Casa da Cultura de Ílhavo, a exposição fotográfica “Grécia - O Purgatório Europeu”, de Ricardo Lopes, em que se promove uma conversa entre João Henriques, Animador do Centro Local de Apoio à Integração do Migrante da Vera Cruz, em Aveiro, a advogada grega Adonia Karatza, que trabalhou com refugiados e trabalha no Serviço Voluntário Europeu no Centro Social e Paroquial Vera Cruz, Maria Filomena Fernandes em representação da Mon Na Mon e Luís Ferreira, diretor do projeto cultural 23 Milhas.

Segue-se, às 18h30, o concerto de Senza, um projeto musical criado por Catarina Duarte e Nuno Caldeira depois de uma viagem de três meses à Ásia.