Festival de Jazz de Estarreja arranca este sábado.

2022-10-01 08:22

Categoria: 

Concelho: 

O Estarrejazz 2022 – Festival de Jazz de Estarreja regressa de 1 a 15 de outubro, com mais momentos musicais dedicados aos improvisos do jazz com nomes como Victor Zamora Y Sexteto Cuba, Tomás Pimentel Septeto, Ravi Coltrane Quartet (numa das poucas datas em Portugal) ou Jesus Santandreu que irá tocar com a OJE - Orquestra de Jazz de Estarreja.

A música continua em novembro com Capitão Fausto (dia 5) e em dezembro com Rui Veloso (dia 10) e Montserrat Martí Caballé (com Luís Santana e Orquestra Filarmonia das Beiras) (dia 18). Desmistificando o mito de que a ópera é só para alguns, o CTE sugere ainda o espetáculo “Ópera com. TODOS” (3 dezembro), com libreto sobre Estarreja e a participação de Artistas locais, assente na diversidade artística dos intérpretes (música lírica, pop, jazz, tradicional e teatro).

No teatro, destaque para “Peças breves sobre a ascensão e queda de uma egoísta chamada Europa”, de Ricardo Correia (22 outubro) e para a presença do ator e encenador Diogo Infante, em “O Amor é Tão Simples” (26 de novembro), uma deliciosa e intemporal comédia, que reflete sobre o papel da fama, do amor e do próprio teatro.

Haverá circo contemporâneo nesta temporada com a presença de um jovem ator, palhaço e performer português, com uma aplaudida carreira internacional com destaque como protagonista do Cirque do Soleil.

Rua Paixão leva a cena a sua última criação, “Kinski – Roi de Rats” (29 de outubro).

Em formato multidisciplinar, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” (12 de novembro) é o resultado de uma residência artística, da Associação Terceira Pessoa que trabalhou de forma próxima com os vários Ranchos Folclóricos do concelho de Estarreja e que conta com a participação da comunidade.

Para o público infantil e famílias, o espetáculo de teatro e música “As Árvores não têm pernas para andar” (16 outubro) e Música para Bebés, com o Sorriso da Lua, (13 de novembro) são as sugestões do Cine-Teatro de Estarreja.

O CTE acolhe ainda a sétima arte com os filmes nacionais e internacionais, de autor e europeu, acabados de estrear nas mais diversas rubricas: “Quintas de Cinema”, “Cinema Infantil” e “Cinema em Cartaz”.