Festivais de Outono: Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano) em concerto no Seminário de Santa Joana Princesa.

2022-11-03 07:25

Categoria: 

Concelho: 

Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono.

Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro.

As paragens estão agendadas para dias 3, 4 e 5 de novembro, em três locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

Um recital composto por um conjunto de canções que nos transportam para várias regiões do globo é a proposta de Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano) em "Ventos do Mundo".

Do Norte ao Sul da Europa, com obras de Edvard Grieg, Maurice Ravel e Joaquin Turina, da América do Norte à América do Sul, através de obras de Samuel Barber e Alberto Ginastera.

O recital está agendado para esta quinta, às 21h30, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

Em Oliveira de Azeméis presença de Trio Atlântico.

O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico”, a 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio.

Oriundos de países com ricas tradições musicais - Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.

O Trio Atlântico é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo).

São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara.

A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.

Finalmente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas.

Será dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.