Festivais de Outono em estreia com o Ensemble Operatória em Águeda.

2021-10-30 09:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Festivais de Outono em estreia com o ensemble Operatória (na foto) em Águeda.

Apresenta figuras femininas na ópera do barroco, este sábado, no Centro de Artes de Águeda, e a 2 de novembro, na Sé de Aveiro.

Trata-se de uma gala de ópera comentada e focada nas principais personagens femininas das óperas do período barroco.

A Sé de Aveiro, com o seu portal e outros elementos notáveis do período barroco, foi o local escolhido para, a 2 de novembro, a Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA interpretar “As quatro estações”, uma das mais populares obras do período barroco.

Texto explicativos destes quatro concertos para violino assinados por António Vivaldi, um dos mais marcantes compositores do barroco, referem o trabalho de tradução para pauta do canto de aves, de riachos a correr, de um pastor e o seu cão a ladrar, moscas a zunir, tempestades e outros elementos do ambiente caraterizadores de cada uma das estações do ano, sendo este considerado um dos exemplos pioneiros da música composta a partir de um programa.

Neste concerto, dirigido pelo maestro André Fonseca, serão solistas Leonor Oliveira, Inês Alves, Francisca Azevedo e Rita Santos. André Fonseca é doutorado em Direção de Orquestra pela UA, e é atualmente o professor da Orquestra de Cordas da UA.

Como maestro tem trabalhado sobretudo com formações de jovens, nomeadamente com a Orquestra do Conservatório de Aveiro, Orquestra da Universidade de Évora, Orquestra da Universidade de Aveiro, entre outras, tendo já dirigido em Portugal e França. Já dirigiu diferentes programas com a Filarmonia das Beiras.