Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo vai apresentar novos talentos.

2021-10-20 08:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa de 5 a 7 de novembro.

Revelada a programação da Milha, evento que reúne anualmente dezenas de artistas ilhavenses em torno de novas criações e na apresentação de novos projetos.

Ílhavo e Gafanha da Nazaré recebem os momentos altos do evento.

A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo saiu reforçada em 2021 com a criação de um programa, criado paralelamente, que prolonga o apoio à produção local durante, pelo menos, dois anos.

No seguimento do ano passado, e da criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, desafiou-se a dupla de coreógrafos António M Cabrita e São Castro (Companhia Paulo Ribeiro) para orientar o espetáculo deste ano.

“5280 pés” tem estreia marcada para o dia 5 de novembro, às 21h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e repete no dia seguinte às 18h00.

Nota para “Trégua” (7 novembro), de José Valente com a Orquestra Filarmónica Gafanhense, a primeira obra criada para viola d’arco e orquestra de sopros, obra inédita que ficará eternizada num disco Antena 2 disponível em breve para o público.

“Mimo’s Orchestral Experience” (6 novembro) é um desafio da Mimo’s Dixie Band à Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova que se juntam pela primeira vez para explorar a junção da tradição da banda filarmónica com o estilo “jazz dixieland New Orleans” dos Mimo’s, abordando várias técnicas de improvisação musical, teatral, corporal e humorística.

Além destas novas criações, a Milha volta a apresentar novos projetos ilhavenses: Vitória Wilkens (5 novembro), the Hornbros Beat Lab e Blow (6 novembro) e Plywood Society (7 novembro).

No dia 6 de novembro, destaque ainda para uma conversa com alguns agentes culturais da região para falar sobre o impacto do programa de apoio à produção local, que junta José Valente (projeto Trégua), Bernardo Limas (Haff Delta), Anabela Mateus e Paula Gomes (Quinto Palco) e Luiz Antunes (Companhia Jovem de Dança de Ílhavo).

A Milha arranca com a inauguração da exposição “Heróis do Mar”, da Quinto Palco, que permanece na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré até 31 de dezembro.

Todos os eventos da Milha são gratuitos e a entrada é limitada à lotação das salas.