Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa em Novembro.

2022-10-04 07:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa com novas criações e espetáculos de artistas ilhavenses.

Chama-se Milha e regressa de 4 a 6 de novembro para apresentar três criações exclusivas, seis concertos, o lançamento de um vinil, uma conversa e uma exposição paralela de uma associação ilhavense.

Dedicada à aposta na criação e à divulgação da produção local, a sexta edição da Milha, organizada pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, acontece este ano na Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e o Jardim Henriqueta Maia.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, criada em 2020 no contexto da Milha, assume a sua terceira criação, “Avalanche” (5 e 6 de novembro), orientada pelo coreógrafo e bailarino Bruno Alexandre, com a banda sonora original do músico ilhavense Henrique Vilão, os figurinos de Joel Reigota e a participação das escolas de dança do Município de Ílhavo.

Uma das novidades desta edição é a criação do Ensemble 23 Milhas (5 de novembro), que convoca músicos ilhavenses para criarem espetáculos de música de câmara, de instrumentação e dimensão flexíveis, orientados para produção e criação de música atuais. Com a direção artística do Maestro Henrique Portovedo (Orquestra Filarmónica Gafanhense), esta reunião de estudantes e profissionais da música.

Ainda nas criações, também as cinco escolas de Música do Município de Ílhavo foram desafiadas a compor músicas relacionadas ao tema da edição deste ano, “O Sonho”, concentrando esse trabalho no espetáculo “Acorde um Sonho”, que acontece no último dia da Milha.

Além destes espetáculos, apresentam-se, no dia 4 de novembro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Jacinta, Sara Valente e o grupo Urbanos ZC.

No mesmo dia, a abrir a festa, é lançado o vinil do EP “Muito mais”, em que os Perpétua apresentam as suas versões de cinco músicas de Carlos Paião.

No dia 5 de novembro, entre a Gafanha da Nazaré e Ílhavo, apresentam-se o projeto “CLZ”, de Rui Veiga, o grupo The Troublemaker e LUMi, sendo este último um concerto com a curadoria da associação AGIL, no contexto da exposição “Terceira Impressões”, que decorre ao mesmo tempo que a Milha, num espaço do Jardim Henriqueta Maia, e que efetiva a ligação entre projetos, espaços e dinâmicas culturais no Município.

No último dia, há ainda lugar para uma conversa sob o mote “Para onde vão os sonhos”, que juntará artistas e agentes para refletir acerca do tema.

Mais informações disponíveis em breve, em 23milhas.pt.