Festa da Música e dos Músicos anima Oliveira do Bairro entre 21 e 25 de Abril.

2017-04-13 08:20

Categoria: 

Concelho: 

A 4.ª edição da Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro (MOB) acontece, este ano, de 21 a 25 de abril, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, desta vez sob o mote “Juntos pela Música celebramos a Liberdade”.

A edição de 2017 do MOB reúne símbolos da cultura local em vários palcos do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol que desenvolvem o seu trabalho nas diversas áreas e expressões musicais, que vão desde o folclore, coros, bandas filarmónicas, música clássica, jazz, eletrónica, a grupos de cantares tradicionais e bandas ligeiras.

Um programa que volta a envolver mais de meio milhar de participantes do concelho de Oliveira do Bairro.

As principais novidades da edição de 2017 do MOB passam por um roadshow de ativação do evento, que vai percorrer todas as freguesias do Concelho de Oliveira do Bairro, bem como o projeto comunitário que vai resultar no espetáculo de abertura do festival, no dia 21 de abril, intitulado “Este baile entre a paisagem”, em que os “artistas” são todos os que aceitaram o convite da Câmara Municipal, endereçado a toda a comunidade, para participar em “algo verdadeiramente especial”.

O programa, que este ano se estende para cinco dias, tirando partido do feriado de 25 de Abril, que inspirou esta edição, apresenta na sua grande maioria espetáculos e performances que se vão apresentar sob a inspiração do tema “Liberdade”, recorrendo a alguns dos mais recordados compositores e cantores de música de intervenção.

Os vários espetáculos e atividades vão percorrer todo o espaço do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), desde o auditório à cafetaria, passando também pelo “foyer” (espaço da bilheteira).

A abrir o festival, no dia 21 às 21h30, sobe ao palco o já referido projeto comunitário “Este baile entre a paisagem”, com encenação de Ricardo Regalado e direção musical d’O Rádio de Dorian Gray (Eduarda Mota e Mariana Miguel), que antecede o concerto de Francisca Silva, às 23h00, no espaço da cafetaria.

No dia seguinte, sábado, o MOB começa às 14h30 na cafetaria do QA, com mais uma edição da iniciativa “Conversas ao Café”, desta vez com a música como tema, que terá como convidados três nomes incontornáveis da cultura musical do concelho: André Granjo, António Dias Cardoso e Vítor Pinto. Às 16h00, sobe ao palco a Banda Filarmónica da Mamarrosa, para mais um concerto de desta instituição que celebrou em 2016 o seu centenário.

A noite começa logo no foyer com os Monkey Mike, às 21h00, com um “showcase”. Meia hora depois, é tempo de entrar no auditório e apreciar o espetáculo “Reinventar Abril – Música Tradicional, Folclore e Humor”, que juntará todos os grupos de música tradicional e de folclore do concelho, que apresentarão os seus temas e farão uma homenagem à obra de Zeca Afonso. Música, dança e até humor serão os principais ingredientes deste espetáculo. A noite termina na cafetaria com os fadistas Mónica Jesus e José Guerreiro.

Para a tarde de domingo, 23 de abril, está reservada uma performance de dança, às 15h30 no foyer, com a Classe de Dança do Conservatório Artes e Comunicação - Filarmónica União de Oliveira do Bairro, e o concerto “Musica ex libertati”, com a União Filarmónica do Troviscal e os cinco Grupos Corais do Concelho, que subirão ao palco do auditório às 16h00. Duas horas depois, na cafetaria, os Saxobox vão animar o espaço com soul, blues, funk e pop, na voz e saxofone de Marisa Silva e Tiago Gala.

Na véspera de feriado, 2.ª feira, regressam os Monkey Mike ao foyer do QA para mais uma sessão de percussão aliada à música eletrónica analógica, com início marcado para as 21h30. Enquanto isso, prepara-se o concerto “Zeca Sempre”, que assinala a passagem dos 30 anos sobre o desaparecimento de Zeca Afonso, em formato big band, com 17 músicos e cinco vozes do concelho, que vão interpretar temas do cantautor aveirense, com novos arranjos jazzísticos de Vasco Miranda.

Este espetáculo tem início às 21h30. Para encerrar a noite, os Cooletivo 68 vão ocupar a cafetaria a partir das 23h00, para revistar o repertório de vários artistas consagrados do panorama musical mundial.

A edição de 2017 do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro encerra em dia feriado com o espetáculo “Canta-me como foi o 25 de Abril”, levado ao auditório do QA pela Escola de Artes da Bairrada com uma forte componente cénica, aliada às músicas de Sérgio Godinho, José Mário Branco e Zeca Afonso, entre outros. Em palco, estarão 50 coralistas, 4 cantores solistas, big band e combo rock.

O acesso a todos os espetáculos e iniciativas do MOB é gratuito, sujeito à apresentação de bilhete para todos os espetáculos de auditório e à lotação dos vários espaços identificados no programa. Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, de terça a sexta-feira, entre as 10h30 e as 13h30 e as 14h30 e as 18h30.