Fábrica das Ideias apresenta espetáculo sobre o lugar das pessoas ciganas na História e nos territórios.

2024-02-01 09:50

Categoria: 

Concelho: 

A Gafanha da Nazaré acolhe, esta sexta-feira, 2 de fevereiro, duas sessões do espetáculo “Homo Sacer”, criação conjunta da estrutura artística Bestiário com a ativista e encenadora Maria Gil que aborda a vida da comunidade cigana.

A primeira sessão, integrada no Territórios Públicos, encontro de mediação e serviços educativos, acontece às 10h00 e inclui, no final, uma conversa com a equipa artística do projeto, moderada por Rosa Madeira, professora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro.

O espetáculo regressa ao palco na sexta às 21h30.

A programação do 23 Milhas desafia o público a refletir sobre o lugar das pessoas ciganas na História e nos territórios que habitam, tendo havido um trabalho prévio da Bestiário, em residência artística na Gafanha da Nazaré, com a comunidade cigana que reside no Município de Ílhavo.

“A expressão homo sacer, que dá nome ao espetáculo, tem a sua génese na lei romana para designar aquele que nunca teve ou deixou de ter identidade e, desta forma, entrega o seu destino aos deuses”, .

Tendo como referência o livro “Homo Sacer e os ciganos”, de Roswitha Scholz, e em simbiose com a ativista e co-encenadora Maria Gil, a estrutura Bestiário procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo.

Percorre, assim, a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos como a perseguição sofrida durante a era industrial protocapitalista ou o genocídio nazi, até aos crescentes populismos contemporâneos.

A nona produção da Bestiário estreou em novembro de 2023, em Montemor-o-Novo, e desde então passou em Serpa, Elvas e Loulé.

É uma coprodução do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

A sessão especial da manhã, integrada no Territórios Públicos, carece de inscrição e pagamento prévio através de formulário disponível no site do evento.

Os bilhetes para a sessão da noite custam 4,00€ e estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na BOL.