Fábrica acolhe lançamento de livros e sessão de poesia sobre “Humanismo e ciência: da matéria poética à matéria médica”.

2015-02-02 11:45

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe momento de poesia, livros e ciência. O programa arranca às 17h30 com a apresentação do livro “O Cato Minor de Diogo Pires e a poesia didática do século XVI”, da autoria de António M. L. Andrade, por João M. N. Torrão (Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro). Segue-se um momento de poemas de Diogo Pires ditos por Maria do Rosário Rebelo e António Andrade e a apresentação do livro “Humanismo e Ciência: Antiguidade e Renascimento”, com a coordenação de António M. L. Andrade, Carlos de Miguel Mora e João M. N. Torrão, por Henrique Leitão (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Nesta sessão são apresentados dois livros centrados em boa parte no estudo da obra poética e médica de Diogo Pires e de Amato Lusitano, dois cristãos-novos portugueses que atravessaram em conjunto a Europa de Quinhentos, irmanados por laços familiares e por uma profunda amizade.Nesta sessão, que tem como título “Humanismo e ciência: da matéria poética à matéria médica”, serão apresentados dois livros centrados no estudo da obra poética e médica de Diogo Pires e de Amato Lusitano. Haverá ainda oportunidade para um momento de revisitação da poesia de Diogo Pires, dita por Maria do Rosário Rebelo e António Andrade. A entrada é livre.