Exposições e instalações antes do segundo fim de semana do Festival dos Canais.

2022-07-19 16:59

Categoria: 

Concelho: 

O Festival dos Canais regressa para a segunda semana de programação.

Ainda antes do cartaz de espetáculos, de 22 a 24 de Julho, há atividades de permeio.

A exposição MagiC Carpets Landed é uma das iniciativas em apresentação contínua, podendo ser visitada no Teatro Aveirense, no Museu de Aveiro/ Santa Joana, na Antiga Capitania do Porto de Aveiro e na VIC – Aveiro Arts House, nos horários de funcionamento de cada espaço.

Esta quarta, dia 20, às 20h30, esta iniciativa conta ainda com a performance "The Others", de Veronica Troncoso Guzmán, na Antiga Capitania, uma ação que ganha a forma de um jantar coletivo com elementos de vários países.

O projeto MagiC Carpets Landed estará, em Aveiro, até 24 de julho, sendo uma iniciativa europeia com artistas de diversos países e que abriu Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura.

Também o projeto Platô se mantém visitável no intervalo entre as duas etapas do Festival dos Canais.

É composto por três instalações multimédia de Lígia Soares, Marcos Foz com Luís Araújo e de Miguel Bonneville, a desfrutar através de códigos QR na Rua da Pega, no Parque da Cidade/Infante D. Pedro e ponte pedonal sobre a A25 no Canal de São Roque.

Além dos códigos nos vários locais, estas peças podem também ser acionadas através de panfletos disponíveis no Teatro Aveirense.

O projeto ganha uma quarta instalação nos dias 20 e 21, datas em que é apresentada a obra “Texto”, de Raquel S. com Hugo Branco, em quatro sessões marcadas para as 21h30 e 22h00 na teia do Teatro Aveirense.

Daqui em diante, o público poderá ainda desfrutar do mural que a dupla Obras Akrobad deixou à cidade depois de quatro dias de trabalho criativo no túnel da Ponte da Dobadoura.

Os artistas estiveram a pintar no local durante a primeira etapa do Festival dos Canais, num registo livre e influenciado pela paisagem que encontraram em Aveiro.

O resultado pode agora ser visto e revisto por aveirenses e visitantes.

Esta iniciativa resulta de um intercâmbio do Festival dos Canais com o WALLZ – Street Art Festival, no âmbito de uma parceria entre Aveiro 2027 e Pilsen 2015.