Estarreja: CTE exibe “Mudar de Vida” em sessão especial.

2022-10-22 09:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Cine-Teatro de Estarreja acolhe, este domingo, às 21h30, a exibição, em sessão especial, da obra “Mudar de Vida”.

A sessão é organizada pela Cinemateca Portuguesa em colaboração com o Cine Clube de Avanca, que este ano comemora os seus 40 anos de existência, e é integrada no programa A Season of Classic Films, lançado pela Associação das Cinematecas Europeias com o objetivo de estimular um conhecimento alargado do património cinematográfico europeu.

Segundo filme de Paulo Rocha, de 1966, um dos marcos principais do “Cinema Novo” da década de 60.

“Mudar de Vida” é considerado um dos mais "extraordinários retratos" do Portugal dessa década, "encurralado entre um presente fechado e sem horizontes e um futuro que se anuncia nas transformações da sociedade, já pressentido mas ainda bloqueado".

Rodado na praia do Furadouro e regiões adjacentes, o filme conta o regresso de um ex-combatente da Guerra Colonial aos seus lugares de origem e da sua busca de identidade numa comunidade e num território em mudança, em tempo de derrocada da pesca artesanal e da emergência das primeiras unidades fabris.

Articulada ainda com o Plano Nacional de Cinema e o Projecto FILMar (EEA Grants), a sessão contará com a presença de Isabel Ruth, uma das grandes protagonistas deste filme e de outros títulos fundamentais de Paulo Rocha.

Estará também presente o diretor da Cinemateca Portuguesa José Manuel Costa.

Esta é uma exibição dedicada à população de toda a região onde a obra foi rodada.