Estarreja: Carnaval com programação online recorda edição de 2020.

2021-02-03 07:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Carnaval de Estarreja aposta numa programação online e vai divulgar mensagens de sensibilização para as medidas de prevenção contra a COVID-19.

A pandemia COVID-19 impede os foliões de saírem à rua e “o melhor espetáculo de Carnaval” ao vivo e a cores fica em suspenso.

Mas haverá programação nas “plataformas online do Carnaval e do Município” (www.facebook.com/CarnavaldeEstarreja | www.instagram.com/carnavaldeestarreja/) , anuncia a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A estreia do DVD do Carnaval de 2020, com os melhores momentos da última edição, abre o programa na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, desenhado para assinalar as datas mais marcantes do evento em Estarreja, até dia 16, terça-feira de Carnaval.

A mascote do Carnaval, Lókas, volta a protagonizar o cartaz, mas desta vez surge preparada para destruir a COVID-19, lembrando que as melhores armas de combate são ficar em casa, usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social.

“A nossa mascote do Carnaval vai estar empenhadíssima em combater a COVID-19”, afirma Isabel Simões Pinto, numa alusão ao jogo de computador “Vai-te Covid. A Lókas no espaço”, inspirado nos jogos Arcade e criado para reforçar essa mensagem, em especial junto do público infantil e das suas famílias.

Lançamento no dia 6 de Fevereiro às 21h30.

Com forte tradição em Estarreja, o Carnaval também levará essa mensagem às ruas, com “alguns apontamentos decorativos na cidade, com o apelo fiquem em casa, mas não deixando esquecer que somos Cidade de Carnaval”, sublinha Isabel Simões Pinto.

A responsável lembra que a decisão de anular os grandes corsos foi tomada em setembro em 2020, numa ação concertada da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro (Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras), salvaguardando-se “em primeiro lugar, a saúde e segurança das pessoas”.

Nessa altura, admitia-se um “plano B” com a promoção de iniciativas para assinalar o evento, mas a evolução da situação epidemiológica também veio impedir que se realizassem.

No dia 10 de fevereiro, quarta-feira, há Conversa com os Reis do Carnaval, Tiago Nóbrega e Yvette Valente; no dia 12 fevereiro, sexta-feira, às 21h30, transmissão do Desfile Noturno Escolas de Samba 2020; dia 13 fevereiro, sábado, concerto Canja Sessions; dia 14 fevereiro, domingo, às 15h00, Transmissão Grande Corso 2020 Domingo (1.ª parte); dia 15 fevereiro, segunda-feira de Carnaval, às 21h30, conversa com Alexandre Camões “Contar a Cantar 3, uma história de Carnaval” e Noite de Folia com DJ Camões e no dia 16 fevereiro, terça-feira de Carnaval, às 15h, transmissão do Grande Corso 2020 Domingo (2.ª parte).