Espaços culturais de Aveiro reabrem esta segunda.

2021-04-02 10:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O dia 5 de abril marca o regresso das exposições e atividades aos Espaços Municipais.

A Câmara de Aveiro anuncia a reabrir os Museus de Aveiro, Galerias e a loja “Turismo & Museus”, utilizando a possibilidade conferida pelo plano de desconfinamento definido pelo Governo do País.

Os Museus de Aveiro estarão, excecionalmente, abertos ao público nesse dia 5 (a segunda-feira é o dia habitual de encerramento), sendo a entrada gratuita até ao dia 11 de abril, medida tomada pela CMA como estímulo à visitação da comunidade local / regional, permitindo a fruição da coleção dos Museus de Aveiro e das quatro novas exposições que marcam a sua reabertura.

No Museu de Aveiro / Santa Joana a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português em Depósito na Câmara Municipal passa a estar, a partir do dia 5 de abril, permanentemente exposta na Galeria da Pedra, do Museu de Aveiro / Santa Joana, sendo a exposição renovada, ao longo do ano, permitindo mostrar a riqueza e a diversidade de técnicas, artistas e linguagens que formam a coleção.

“Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução” é o nome da exposição que estará patente no Museu da Cidade de 5 de abril a 2 de maio.

Memória fotográfica dos últimos anos da ditadura e das imediatamente posteriores vivências de rejeição e superação.

Igualmente de 5 de abril a 2 de maio, a exposição “O encanto da Arte Nova” – aguarelas de Isabel Moutinho estará patente no Museu Arte Nova.

A Galeria da Antiga Capitania acolherá, de 5 de abril a 5 de maio, a Exposição “Explosões de Gozo” de João Viana que surge como um suporte criativo para o curador e para as explosões criativas do pintor.

A visita aos Museus de Aveiro passa a ser gratuita na manhã do primeiro domingo de cada mês

O mês de abril é também mês do livro e das bibliotecas.

Aveiro assinala a data de nascimento de Hans Christian Andersen, e 23 de abril, Dia Mundial do Livro, que se festeja desde 1996, por decisão da UNESCO, data que coincide com o desaparecimento de escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Neste mês, a Biblioteca Municipal em funcionamento no ATLAS Aveiro / Edifício Fernando Távora continua com as ações online (Canais de Leitura, Comunidade de Leitores e Biblioteca com Gonçalo M. Tavares) e arranca com nova programação repleta de ações para todas as idades.

O projeto “Saio da estante e vou ter contigo num instante” surge com uma nova vertente.

Sob o nome “Saio da estante e vou à Rádio num instante”, a Biblioteca Municipal lançar este novo projeto, em colaboração com Rádio Soberania e a Comunidade.

Ação que procura promover a leitura em voz alta como forma de alcançar, de uma forma lúdica, o público mais infantil.

Ainda em abril, decorrerá a apresentação do livro “Campeão das províncias” de Amaro Neves e uma mostra documental com alguns exemplares importantes dessa publicação, oriundos da doação do autor à Câmara Municipal.