Espaço dedicado ao jazz instalado na Biblioteca da Universidade de Aveiro.

2021-05-04 11:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro tem um espaço especial dedicado ao Jazz assente no espólio de José Duarte.

A partir do piso 1 da Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA) é possível percorrer sete etapas, o mesmo número proposto pelo músico Miles Davis em “Seven Steps to Heaven”.

O Dia Internacional do Jazz ficou marcado pela inauguração de uma exposição preparada pelo Centro de Estudos de Jazz.

Susana Sardo, professora do Departamento de Comunicação e Arte e coordenadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md), destacou a presença de Manuel Assunção, antigo reitor, e figura ligada ao desenvolvimento dos estudos do jazz (com áudio)

A vida do divulgador José Duarte confunde-se com o Jazz e a coleção doada à UA permitiu a criação do CEJ, agora alojado na Biblioteca.

Surge assim a designação da exposição que assinala a abertura do novo espaço do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), no piso 1 da Biblioteca da UA, e simultaneamente marca o lançamento do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro: “Seven Steps to… CEJ”.

A exposição estruturada no percurso de vida de José Duarte e baseada na tese de doutoramento “É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos: arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária: o caso de José Duarte” pode ser visitada até 11 de setembro.

A tese defendida na UA por Hélder Bruno Martins, ele próprio músico, para além de investigador, é o primeiro trabalho académico centrado na coleção de José Duarte e no seu trabalho.

“Trata-se de uma das maiores coleções do mundo, de iniciativa individual, sobre a temática do Jazz”, afirma o investigador.

“O novo espaço tem uma vantagem imediata: a possibilidade de a consulta e requisição de documentação poder ser feita no espaço da biblioteca e com o apoio dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA”, explica Susana Sardo, professora do Departamento de Comunicação e Arte e coordenadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md).