Escolas já iniciaram mais um concurso de leitura “Ílhavo a Ler +”.

2022-12-05 10:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já se encontra a decorrer nos agrupamentos de escolas do Município de Ílhavo a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, que a nível local assume o nome “Ílhavo a Ler +” e é promovido pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo, no âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura.

O concurso é dirigido a todos os alunos desde o 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) até ao ensino secundário das escolas públicas do Município de Ílhavo, podendo-se inscrever no respetivo estabelecimento de ensino.

Os concorrentes são agrupados em quatro categorias – uma por cada ciclo de ensino – e o concurso decorre em diferentes fases. Na primeira (a fase escola), até final de dezembro, cada agrupamento de escolas seleciona dois vencedores e um suplente em cada categoria, para estarem presentes na final.

Na segunda etapa (fase municipal), que se realiza na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a 25 de fevereiro de 2023, estarão presentes os vencedores da fase anterior, e aí realizarão uma prova pública.

Nesta fase será selecionado um vencedor em cada categoria, que representará o Município de Ílhavo na final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) que se realizará em Ovar, a 1 de abril de 2023.

Caso seja vencedor desta fase, representará o Município de Ílhavo e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura a 3 de junho de 2023 em local a indicar.

Este concurso tem como objetivos promover a leitura, assumindo-a como um fator de desenvolvimento individual; enriquecer as competências dos leitores, desenvolvendo a ação de professores e mediadores de leitura, em contextos formais e informais; atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação da literacia; intensificar o contacto com o livro e a leitura, na biblioteca, em sala de aula, em contexto familiar ou social.